Com o objectivo de detectar as ameaças que as soluções tradicionais de segurança não conseguem filtrar, a Panda Software acaba de anunciar o lançamento do Malware Radar, um serviço de auditoria online automatizado. O novo serviço está já disponível online e tira partido de informação recolhida pela PandaLabs para identificar vírus e outras ameaças nas redes empresariais.

De acordo com um comunicado da empresa, ainda durante a fase beta o Malware Radar foi experimentado em empresas, tendo identificado infecções em 76 por cento dos casos, mesmo quando essas empresas tinham soluções de segurança instaladas.

Este serviço de auditoria automática foi desenvolvido pela Panda Software numa abordagem de "inteligência colectiva" e os sustenta-se na recolha de dados junto das empresas e utilizadores da Panda, na automatização do processamento de dados, que classifica milhares de amostras recebidas diariamente e na divulgação da informação junto dos utilizadores. Os dados recolhidos são armazenados numa rede de centros de dados que inicialmente é composta por cerca de 100 servidores.

O Malware Radar pode ser experimentado gratuitamente através do endereço web criado para esta ferramenta. No mesmo site é possível adquirir o serviço, que pode ser configurado de forma fácil e executado a partir de qualquer rede de computadores com uma ligação à Internet e um browser Web, não exigindo a instalação nos vários PCs de uma rede.

A Panda garante ainda que o Malware Radar é compatível com qualquer solução anti-malware instalada nos computadores, funcionando também como complemento dos mesmos.

Notícias Relacionadas:

2007-01-30 - Bots foram a segunda ameaça mais detectada durante 2006