Organizada pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e apoiada pela IBM Portugal, a Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) consiste num concurso para estudantes universitários de informática que se irá realizar no dia 12 de Outubro naquele estabelecimento de ensino superior.



Até ao dia 1 de Outubro, os estudantes que pretenderem demonstrar e melhorar os seus conhecimentos e capacidade de resolução de problemas poderão inscrever-se para participar neste evento. O concurso tem um prazo de cinco horas, período durante o qual cada equipa - constituída no máximo por três elementos - terá que completar uma prova de programação que envolve a resolução de oito ou nove problemas mediante o recurso às linguagens de programação C, C++, Java ou Pascal.



O objectivo deste concurso de programação é resolver o maior número de problemas no menor tempo possível. A organização afirma que neste evento serão determinantes factores como destreza na resolução de problemas, bons conhecimentos de algoritmos, rapidez de programação e bom espírito de equipa.



Os problemas irão consistir em descrições de tarefas que podem ser automatizadas, variando em grau de dificuldade, desde os mais simples "aos que podem constituir um autêntico desafio", conforme se pode ler no site do concurso.



Este tipo de concursos é habitual abranger um vasto leque de áreas de aplicação, centrando-se a sua descrição nos requisitos de utilizador. Muitos dos problemas tendem a simular o tipo de dificuldades que poderão ocorrer em situações reais numa empresa. Os problemas variam em grau de dificuldade, desde os simples aos que podem constituir um autêntico desafio.



Apesar de os problemas não exigirem conhecimentos prévios de uma área específica de aplicação, sendo a sua descrição auto-suficiente, os juízes que vão elaborar os problemas assumem que os alunos têm conhecimentos de inglês, matemática básica ao nível dos primeiros anos das licenciaturas de informática (álgebra, geometria, trigonometria, matemática discreta e geometria analítica) e de informática com especial ênfase em algoritmos e estruturas de dados.



Este evento tem as sua origens no "The ACM International Collegiate Programming Contest", realizado anualmente pela instituição norte-americana Association for Computing Machinery (ACM). O primeiro concurso de programação data de 1970 e ocorreu no Texas.



Ao longo dos anos, o número destes eventos cresceu quase exponencialmente, quer em relação ao número de universidades participantes, quer ao número de países envolvidos. Em 2000, cerca de 2700 equipas representando 1079 universidades e 70 países participaram em 42 concursos regionais repartidos por 82 localizações. Destes concursos, apuraram-se 60 equipas para a final mundial do evento da ACM que se realizou em Março de 2001 em Vancouver, no Canadá.



Juntamente com Espanha, França, Itália, Suiça, parte oeste da Áustria e da Alemanha, Portugal está inserido na região sudoeste da Europa deste evento, também conhecido por the Superbowl of Computer Programming" ou mesmo como "the Olympic Games of Computer Science". Em 2001, o evento Southwestern Europe Regional ACM Programming Contest - relativo a essa região - teve lugar no Porto.



Nota da redacção: A notícia foi alterada porque continha a informação errada de que esta era a primeira edição da Maratona, quando na verdade já se trata da segunda, tendo a primeira maratona sido realizada em 2001 sob a organização da Faculdade de Ciências do Porto.