A McAfee, divisão de anti-vírus da Network Associates, lançou na segunda-feira, dia 1 de Abril uma nova ferramenta de controle de vulnerabilidades susceptíveis ao desenvolvimento de vírus, com vista a apoiar as companhias a detectar falhas nas suas defesas antivírus.



Incorporando uma tecnologia proactiva, o software McAfee ThreatScan funciona em conjunto com o ePolicy Orchestrator, uma aplicação de administração de vulnerabilidades de vírus, de forma a investigar a rede empresariak por dispositivos que possam estar vulneráveis à infecção de vírus.



O que diferencia o ThreatScan de outros produtos de controle de vulnerabilidades é o facto de oferecer aos administradores de sistemas a capacidade de detectar de uma forma proactiva falhas de segurança relacionadas com vírus numa intranet sem ter que depender de especialistas de segurança.



Em combinação com o ePolicy Orchestrator, esse software disponibiliza um interface de utilizador que possibilita que os administradores auditem dispositivos dentro de uma dada gama de endereços IP, identificar sistemas operativos ao longo da rede, bem como o nível de pacote de serviço de cada plataforma e aplicação.



A tecnologia também efectua pesquisas de vulnerabilidades virais já conhecidas como as portas de "escuta" e aplicações utilizadas através da rede como o Microsoft IIS, FTP (File Transfer Protocol) e Telnet. Depois de realizar uma auditoria à rede, o ThreatScan disponibiliza recomendações para solucionar as falhas de segurança encontradas, ajuda a empresa a determinar os progressos alcançados na sua eliminação e regista o cumprimento de políticas de segurança.



O ThreatScan está disponível desde segunda nos sistemas operativos Windows NT ou 2000 Server e é compatível com o Internet Explorer 5.


Notícias Relacionadas:

2001-10-11 - SVP Consultores vai disponibilizar soluções de segurança via Web da McAfee

2001-08-08 - McAfee conseguiu patentear a sua versão de antivírus em modelo ASP

2001-02-12 - Symantec desencadeia guerra de patentes sobre actualização de antivírus