Os carros sem condutor vivem uma fase agri-doce: de um lado o entusiasmo de poder ter um veículo que viaja sem grande necessidade de interação e atenção do utilizador; do outro o medo de que esta autonomização possa trazer problemas, sobretudo ao nível da segurança.

Agora um investigador diz que com a ajuda de um mecanismo que não custa mais de 50 dólares - e que envolve um laser e um Raspberry Pi - consegue bloquear um carro autónomo. Isto porque o laser “caseiro” cria uma imagem fantasma de uma parede, de uma pessoa ou de um carro, o que provoca uma reação no carro autónomo. Pode provocar um abrandamento ou num caso mais extremo uma paragem total.

Jonathan Petit acredita que com as ferramentas certas poderia lançar aos carros autónomos um ataque de negação de serviço (DoS na sigla em inglês), “bombardeando” os sensores do veículo com milhares de informações de obstáculos fantasma.

Mais do que apontar dedos, o investigador apenas pretende que o seu trabalho sirva como ponto de partida para que as fabricantes e tecnológicas tenham em conta vários fatores na hora de desenvolvimento dos sistemas de segurança, salienta a publicação IEEE.

Mais detalhes da investigação vão ser partilhados na conferência Black Hat Europe que vai acontecer em novembro.

Já em julho dois especialistas em segurança informática criaram uma história de grande impacto, depois de terem revelado que conseguiam sabotar um veículo em andamento, apenas com a ajuda de um computador ligado à Internet.