A Mediafour, uma pequena empresa de software que torna compatíveis ficheiros Mac em PC, está a produzir um programa, o XPod, que vai possibilitar que o novo leitor portátil de música em formato MP3 da Apple, o iPod, informa a Wired News. A empresa está a desenvolver este projecto sem a ajuda ou o contacto da Apple.



O projecto, que se encontra actualmente a poucas semanas antes da disponibilização ao público da primeira versão, vai assegurar aos PCs baseados no sistema operativo Windows e que possuam suporte da tecnologia FireWire a interacção com o iPod.



O novo dispositivo foi lançado no dia 10 nos Estados Unidos. Oficialmente, é um produto destinado apenas aos computadores Mac. Ao restringir a utilização do dispositivo, a Apple pretende desta forma conquistar mais utilizadores para a sua plataforma Mac.



Mas a companhia não excluiu de todo a hipótese de acrescentar futuramente suporte para os PCs baseados no Windows. Questionado sobre este assunto, Steve Jobs, director executivo e co-fundador da Apple afirmou que a empresa poderá vir a desenvolver uma versão do iPod para esse sistema operativo, embora não tenha precisado quando é que isso irá acontecer.



A página da Web da Mediafour inclui actualmente um formulário para as pessoas se registarem, de modo a serem avisadas quando a versão beta for lançada. Segundo a Wired News, a companhia não indicou se a versão inicial do software iria ou não ser gratuita. O XPod vai ser compatível com as várias edições do Windows, desde o 95 até ao XP. O software necessita da Versão 7.0 ou mais recente do Windows Media Player da Microsoft.



Num Mac, o iPod surge completamente integrado com o iTunes, um programa da Apple que permite ouvir música em formato digital. Desta forma, o dispositivo sincroniza automaticamente novas músicas com o software ao transferi-las para o iPod.



Com o XPod, a Mediafour pretende criar um interface baseado no Explorador do Windows para a troca de ficheiros, "para além de uma funcionalidade de plug-in para o Windows Media Player", afirmou Brian Landwehr, o presidente da empresa. Mas Landwehr acrescentou que o software não vai ser capaz de transferir músicas guardados em ficheiros Windows Media Audio (WMA) para o iPod.



Contudo, segundo este responsável, "apesar de provavelmente não estar pronta na primeira versão do XPod, a nossa intenção é disponibilizar a transcodificação automática de ficheiros WMA para MP3" através de uma camada de conversão de software. As velocidades de transferência de ficheiros irão ser afectadas, mas a perda de qualidade sonora será "negligenciável".


Notícias Relacionadas:

2001-11-08 - Apple avisa que iTunes 2 pode apagar dados de discos rígidos e partições

2001-10-24 - Apple entra nos leitores de música digital