A Intel já tinha dito que não ia desistir do MeeGo, avançando que seria usado para aplicações na área industrial e automóvel. Os planos tornam-se agora mais claros, com a notícia de que o sistema operativo baseado em Linux será integrado numa nova plataforma de código aberto.

"O MeeGo vai transformar-se no Tizen", uma nova plataforma baseada em Linux destinada a ser usada em diversas categorias de dispositivos, anunciou a Intel, num comunicado oficial.

Smartphones, tablets, netbooks, smart TVs e sistemas de informação e entretenimento a bordo de automóveis são algumas das aplicações possíveis para a nova plataforma, explica o site do projeto, que, para além da Intel, conta com parceiros como a Samsung, Linux Foundation e LiMo Foundation.

O Tizen foi oficialmente revelado ontem, estando previsto que os primeiros equipamentos com este sistema operativo comecem a chegar ao mercado a partir de meados de 2012.

A apresentação da plataforma está agendada ainda para o primeiro trimestre do próximo ano, assim como a disponibilização do Kit de Desenvolvimento para os programadores (SDK) que queiram criar aplicações para a plataforma.

Esta ficará alojada na Linux Foundation, onde o desenvolvimento será "totalmente aberto" e dirigido por uma equipa técnica composta por membros da Intel e da Samsung.

Os interfaces para programação do Tizen serão baseados em HTML5 e outras tecnologias Web, com os responsáveis a anteciparem que "a larga maioria do desenvolvimento de aplicações para a plataforma será baseado nestes padrões emergentes".

Estas APIs vão cobrir muitas das funcionalidades do software, como de mensagens, multimédia, camara, rede e media social, mas para os programadores que preferem recorrer a código nativo na criação das suas aplicações, o SDK vai incluir um kit para desenvolvimento deste.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.