
A Intel já tinha dito que não ia desistir do MeeGo, avançando que seria usado para aplicações na área industrial e automóvel. Os planos tornam-se agora mais claros, com a notícia de que o sistema operativo baseado em Linux será integrado numa nova plataforma de código aberto.
"O MeeGo vai transformar-se no Tizen", uma nova plataforma baseada em Linux destinada a ser usada em diversas categorias de dispositivos, anunciou a Intel, num comunicado oficial.
Smartphones, tablets, netbooks, smart TVs e sistemas de informação e entretenimento a bordo de automóveis são algumas das aplicações possíveis para a nova plataforma, explica o site do projeto, que, para além da Intel, conta com parceiros como a Samsung, Linux Foundation e LiMo Foundation.
O Tizen foi oficialmente revelado ontem, estando previsto que os primeiros equipamentos com este sistema operativo comecem a chegar ao mercado a partir de meados de 2012.
A apresentação da plataforma está agendada ainda para o primeiro trimestre do próximo ano, assim como a disponibilização do Kit de Desenvolvimento para os programadores (SDK) que queiram criar aplicações para a plataforma.
Esta ficará alojada na Linux Foundation, onde o desenvolvimento será "totalmente aberto" e dirigido por uma equipa técnica composta por membros da Intel e da Samsung.
Os interfaces para programação do Tizen serão baseados em HTML5 e outras tecnologias Web, com os responsáveis a anteciparem que "a larga maioria do desenvolvimento de aplicações para a plataforma será baseado nestes padrões emergentes".
Estas APIs vão cobrir muitas das funcionalidades do software, como de mensagens, multimédia, camara, rede e media social, mas para os programadores que preferem recorrer a código nativo na criação das suas aplicações, o SDK vai incluir um kit para desenvolvimento deste.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Experimente as novas vozes e personalidades do gpt-o4 em OpenAI.fm -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários