Já estão em funcionamento cinco quiosques de acesso à Internet com informação publicamente disponível sobre comércio local. A iniciativa integra-se no projecto MegaRede que para este mês de Agosto prevê a instalação de outros 12 pontos de acesso, que vão assegurar a fase experimental dos trabalhos.



A iniciativa foi o primeiro projecto privado associado ao Plano Nacional Tecnológico e é promovida pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e pela Portugal Telecom. Assenta numa solução de auto-serviço que tem como objectivo a webização do sector empresarial, através da dinamização e revitalização do comércio de proximidade.



Durante os próximos cinco anos prevê-se a instalação de cinco mil postos de acesso por todo o país, um investimento de 54 milhões de euros que tem como objectivo a promoção do comércio tradicional através de uma solução que ofereça comodidade e confiança aos consumidores.



Em comunicado a IBM, responsável pela tecnologia dos quiosques, refere que os Anyplace Kiosks são dirigidos a retalhistas e consumidores, através de um "terminal multi-funções inovador, de fácil utilização, com acesso à Internet". A empresa acrescenta que desta forma pretende-se "que os comerciantes tirem partido das novas tecnologias da informação e comunicação e explorem novas oportunidades de negócio, quer ao nível da prestação de serviços, quer da venda de produtos orientados para nichos de mercado específicos".



A gestão da MegaRede está a cargo da Entigere que investiu 10 milhões de euros em tecnologia da IBM para o projecto. Em comunicado, a empresa realça o "carácter social" associado à iniciativa, já que os terminais oferecem acesso à Internet, para os consumidores que não tenham acesso à tecnologia de outra forma.



Além de fornecer informação sobre iniciativas de comércio e permitir compras nesta área, os quiosques oferecem também a possibilidade de efectuar pagamentos.



Até ao final do ano prevê-se a abertura de 600 quiosques virtuais em todo o país, com as primeiras lojas-piloto a serem inauguradas este mês em Lisboa, Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Santarém e Viana do Castelo.

Notícias Relacionadas:

2006-03-16 - MegaRede promove webização do comércio tradicional