Um estudante britânico de 22 anos foi condenado por ter participado de forma ativa nos ataques do grupo Anonymous à PayPal, que causou prejuízos de 4,7 milhões de euros à empresa. Ainda não é conhecida data para a leitura da sentença.

Christopher Weatherhead é considerado pela imprensa internacional como um membro importante do grupo de ativistas online e um especialista em ataques de negação de serviço (DoS), uma das técnicas mais usadas pelos Anonymous. O britânico negou sempre ter feito parte dos ataques e disse que era apenas um gestor das comunicações do grupo.

Outros três indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos também foram condenados pelo tribunal de Londres depois de se terem declarado previamente como culpados.

O ataque à PayPal aconteceu porque a empresa decidiu deixar de financiar um grupo que fazia angariações de fundos para o Wikileaks de Julian Assange. Durante dez dias a empresa de pagamentos online foi vítima de ataques pelos grupo de britânicos. Os jovens decidiram alargar as investidas até à Mastercard, Visa e à British Recorded Music Industry, provocando também prejuízos nestas organizações.

"Gosto da liberdade da informação que existe na Web. Gosto de passar bastante tempo na Wikipedia a ler coisas. Quando não consegues obter informação eu sinto-me envergonhado por isso", terá dito em tribunal segundo o The Guardian.

Apesar de ainda não estar definida uma data para a leitura da sentença, a prisão é uma das hipóteses admitidas pelo próprio conjunto de juízes que deliberaram sobre o caso. Os jovens saíram em liberdade mediante o pagamento de uma fiança, e no caso de Christopher Weatherhead, está proibido de fazer qualquer atividade online sob o nome de Nerdo, a sua alcunha nos Anonymous.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico