Os mais recentes dados da consultora Canalys revelam que, no terceiro trimestre, o mercado internacional de computadores registou o maior crescimento observado nos últimos 10 anos. Ao todo, estimam-se que tenham sido enviados 79,2 milhões de equipamentos para as lojas em todo o mundo.

Depois de uma queda nos três primeiros meses do ano, causada por disrupções na cadeia de produção, o mercado recuperou no segundo trimestre e, agora, regista um crescimento de 12,7% em comparação ao mesmo período no ano passado.

Os analistas explicam que o número de portáteis distribuídos a nível internacional atingiu os 64 milhões de unidades. A procura por equipamentos continua a subir uma vez que a segunda vaga da pandemia está a fazer com que vários países e empresas mantenham a aposta em estratégias de trabalho remoto.

Em comparação com o ano passado, o número de notebooks e portáteis orientados para o trabalho apresentou um crescimento de 28,3%. Já os computadores desktop registaram uma queda de 26%.

A Lenovo lidera a lista de fabricantes que mais equipamentos lançaram para o mercado durante o terceiro trimestre de 2020, com mais de 19 milhões unidades, representando um aumento de 11,4% em relação ao período homólogo em 2019.

Segue-se a HP, com 18,7 milhões de equipamentos e um crescimento de 11,9%. A Dell fecha o “pódio” com quase 12 milhões de computadores, embora tenha registado uma queda de 0,5% em relação ao terceiro trimestre de 2019.

De acordo com Ishan Dutt, analista da Canalys, toda a estrutura do mercado conseguiu adaptar-se depois das dificuldades sentidas no primeiro trimestre do ano e “alocar recursos tendo em vista o fornecimento de portáteis, que continua a registar uma procura massiva por parte das empresas e dos consumidores”.

Os analistas preveem que o investimento em tecnologias como PCs por parte dos Governos, por exemplo, será um dos grandes impulsionadores da recuperação económica no período pós-pandemia.  Segundo Rushabh Doshi, diretor do departamento de pesquisa da Canalys, o impacto da pandemia na forma como as pessoas trabalham, aprendem e colaboram vai criar grandes oportunidades para o mercado de computadores nos próximos anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.