As vendas de máquinas fotográficas digitais nos Estados Unidos aumentaram 17 por cento entre Abril e Junho deste ano, tendo sido comercializas perto de 6,3 milhões de câmaras, avançam os dados de um estudo da IDC Insight publicados na semana passada.


De acordo com o estudo o aumento registado é representativo do sucesso que a fotografia digital tem entre os americanos, embora os resultados também indiquem que os dias gloriosos estão "perto do fim para este produto em fase de maturação".


No Japão este é um mercado que já atingiu o seu ponto máximo de crescimento enquanto que, apesar do aumento nas vendas, nos Estados Unidos se assiste a um abrandamento uma vez que os consumidores procuram cada vez mais telemóveis que possuam máquina fotográfica.


Os especialistas prevêem que o mercado de máquinas fotográficas digitais norte-americano aumente, no total, entre 8 e 10 por cento em 2006, números distantes do crescimento de 21 e 60 por cento, registados respectivamente em 2005 e 2003


A Canon é o líder de quota de mercado, à semelhança do trimestre passado, com 22 por cento, seguindo-se a Sony com 16 por cento.


O terceiro lugar do ranking é ocupado pela Kodak - com 15 por cento - tal como havia acontecido nos primeiros meses do ano. A empresa caiu da liderança há uns meses devido à quebra no volume de vendas gerado pela retirada das máquinas de baixo custo do mercado.

Notícias Relacionadas:

2004-01-20 - Utilização de câmaras fotográficas digitais aumenta no curto prazo