As receitas do mercado de semicondutores IP (semiconductor intellectual property) vão atingir 1,8 mil milhões de dólares este ano, prevê a Gartner. Se as previsões da consultora estiverem certas este mercado terá um crescimento de 24,9 por cento face ao ano passado, uma evolução que se manterá até 2010, altura em que deverá valer 2,7 mil milhões de dólares.



"A indústria de semicondutores IP ficou significativamente mais madura nos últimos cinco anos", explica Christian Heidarson, analista sénior da consultora. "Ainda assim os próximos cinco anos vão trazer grandes desafios aos modelos de negócio, com a procura de propriedade intelectual a passar das funções standard para especificações mais complexas", acrescenta.



A reutilização da propriedade intelectual vai tornar-se cada vez mais importante para o design de chips no futuro, tornando-se uma peça chave num dos principais desafios deste mercado, a integração. A capacidade para ganhar complexidade a este nível é outro aspecto importante, que permitirá gerar maiores lucros.



A Gartner prevê ainda que a maior complexidade requerida ao mercado de semicondutores IP levante questões ao nível da costumização e venha a criar problemas aos fabricantes de menor dimensão que terão de adaptar os seus modelos de negócio.



As dificuldades ao nível dos ganhos de escala tornarão a indústria mais segmentada, com muitas empresas a focarem-se nos pequenos blocos de propriedade intelectual, diz o relatório.



A propriedade intelectual dos semicondutores é o correspondente aos blocos pré-desenhados de circuitos usados na criação de dispositivos semicondutores completos. A previsão da consultora para esta área tem apenas em conta as vendas em mercado aberto, excluindo as vendas dentro de um mesmo universo empresarial, por exemplo.



Notícias Relacionadas:

2006-08-10 - Mercado português de computadores volta a crescer sustentado por portáteis

2006-08-09 - Número de lares com PC continua a crescer em Portugal