Em Junho as vendas de videojogos no mercado norte-americano caíram pelo quarto mês consecutivo, na maior descida registada pelas empresas de estudos de mercado desde Setembro de 2000.

No último mês do primeiro trimestre as vendas, entre consolas e jogos, recuaram 31 por cento, face ao mês anterior, para se fixarem em 1,1 mil milhões de dólares. Ainda mais significativa é a redução no volume de vendas de consolas, que no período em análise recuou 38 por cento para permitir uma facturação de 382 milhões de dólares.

Nesta análise da NPD, para o mercado norte-americano, destaque para a posição da Wii, que mantém a liderança de vendas, embora com apenas quase metade das unidades vendidas, face ao volume registado há um ano atrás. 361 mil unidades, contra 667 mil.

A Xbox foi a segunda consola mais vendida no período e a PS3 apenas a terceira, com pouco diferença em termos de números para o modelo anterior da Sony, a PS2. A última geração da consola vendeu 164 mil unidades e a PS2 152 mil unidades.

Os especialistas acreditam que, para além da crise, contribuem para a descida a falta de grandes lançamentos neste mercado ao nível dos suportes e apontam o lançamento da Wii como a última "grande revolução" no mercado de videojogos.