No ano passado, foram vendidos mais de 271 milhões de computadores, o que corresponde a um crescimento de 13,4 por cento face a 2006. Os dados da Gartner indicam que a indústria acabou 2008 com a venda de 75,9 milhões de equipamentos no último trimestre, o que supõe um aumento de 13,1 por cento em relação ao período homólogo.



Tanto a Gartner como a IDC apontam a HP e a Dell como os principais vendedores de computadores em 2007, com a primeira a ganhar maior destaque.



De acordo com a IDC, a HP vendeu 14,7 milhões de equipamentos no quarto trimestre, ou seja, mais 23,3 por cento do que no ano anterior, valores que garantem à fabricante uma quota de mercado na ordem dos 19 por cento.



Por sua vez, a nova estratégia comercial da Dell surtiu efeitos positivos no negócio da empresa. Ao longo do quarto trimestre, a companhia vendeu 11,3 milhões de computadores, o que garantiu à empresa um crescimento anual de 17,1 por cento e uma quota mundial de 14,6 por cento.



No que toca aos outros fabricantes, a Acer registou um sólido crescimento (60,3 por cento) no segmento de computadores portáteis, tanto nos Estados Unidos como na região EMEA. A aquisição da Gateway apresentou-se, este ano, como um dos principais impulsionadores do aumento das vendas - 7,4 milhões de unidades no último trimestre.



Por fim, a Lenovo fixou-se na quarta posição nos últimos três meses do ano. Neste período registou a venda de 5,8 milhões de equipamentos, aumentando 22,3 por cento face ao ano anterior.



De acordo com Mikako Kitagawa, da Gartner, a região EMEA vendeu 98 milhões de computadores, continuando a ser o maior mercado de PCs em 2007, "tendo sido ajudado pelo robusto crescimento sentido na Europa de Leste, Médio Oriente e África". Só no último trimestre, esta região foi responsável pela venda de 28,8 milhões de unidades.



A região Ásia/Pacífico foi segunda no mercado no que se refere a volume de vendas durante o quarto trimestre. Mesmo assim, "2007 mostrou alguns indicadores do mercado global de PCs, que se caracterizou por um forte crescimento nas regiões emergentes em detrimento dos mercados maduros como os Estados Unidos, onde o crescimento foi mais reduzido".



Notícias Relacionadas:

2007-12-03 - HP mantém liderança do mercado mundial de PCs no 3º trimestre

2007-07-19 - Portáteis impulsionam vendas mundiais de PCs no 2º trimestre

2007-04-19 - Mercado de PCs cresce 9% no primeiro trimestre do ano com HP novamente no comando

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.