O mercado mundial de servidores cresceu no último trimestre do ano passado 11,4 por cento para receitas de 13,7 mil milhões de dólares, revela um estudo da IDC. As vendas melhoraram 22 por cento, sobretudo influenciadas por efeitos cambias.



O crescimento das receitas foi relevante em todas as áreas do mercado abrangendo os servidores de volume (que custam menos de 25 mil dólares), servidores de gama média para empresas (entre 25 mil e 499 mil dólares) e servidores de gama alta para o mercado empresarial (com custos superiores a 500 mil dólares).



O impacto positivo em todos os segmentos de mercado verificou-se pela primeira no último trimestre do ano passado, desde que o mercado começou a perder valor em 2001. Entre os vários segmentos analisados foi o de servidores de volume que mais contribuiu para o crescimento global, quer em termos de receitas obtidas, quer no que toca ao número de unidades vendidas.



Segundo o documento a IBM manteve-se no primeiro lugar da tabela vendo crescer as suas receitas de servidores 17,7 por cento no último trimestre do mês, face ao trimestre homólogo do ano passado, reflectindo a boa performance do negócio de OS/390. O segundo lugar da tabela é ocupado pela HP com quota de mercado de 25,6 por cento e um crescimento das receitas da ordem dos 9,4 por cento. Em terceiro lugar está a Sun com uma quota de 10,4 por cento e uma queda nas receitas de 1,7 por cento.



No total do ano as receitas do mercado de servidores cresceu 3,2 por cento para os 45.7 mil milhões de dólares. Ao longo do ano as vendas melhoraram 18,3 por cento para 5.3 milhões de unidades.



No período em análise os servidores Unix geraram uma receita de 5.1 mil milhões de dólares num crescimento de 0.8 por cento, que se distingue por ser o primeiro dos últimos onze trimestres. Em unidades, as vendas cresceram 12,1 por cento com a IBM a liderar o mercado com uma quota de 32,9 por cento. No caso do Linux o crescimento registado no último trimestre de ano foi de 63,1 por cento face ao período homólogo com as vendas a melhorarem 52,5 por cento.



Notícias Relacionadas:

2003-11-27 - Vendas de servidores voltam a crescer no terceiro trimestre de 2003


2003-09-01 - IBM lidera mercado mundial de servidores


2002-12-10 - Hewlett-Packard consolida liderança do mercado mundial de servidores