Confrontada com a possibilidade de uma nova multa por violação da concorrência com a integração do Internet Explorer no Windows, a Microsoft apresentou uma nova proposta que passa por manter o IE com browser pré-instalado, mas dando aos utilizadores uma forma fácil de optarem pela instalação de outros navegadores da concorrência.

A Comissão Europeia já mostrou o seu agrado por esta proposta, não só pela opção dada aos utilizadores de instalação de outros browsers mas também pela possibilidade dos fabricantes de computadores pré-instalarem outras aplicações de navegação antes de porem os computadores à venda.

A Microsoft já divulgou o aspecto da página que será apresentada aos utilizadores no browser para que possam escolher a instalação de outros navegadores, fazendo parte da lista o Firefox 3, Safari 4, Google Chrome e o Opera.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Microsoft detalha no seu site a informação fornecida à Comissão Europeia com esta opção de instalação e a possibilidade de desactivação do IE por parte de OEMs e de administradores de sistemas.

A proposta à Comissão Europeia (que pode ser descarregada em formato .doc) indica também que a fabricante vai manter a oferta da versão E do Windows 7 na Europa, que já tinha sido prometida antes.

Esta versão está apenas disponível na Europa e permite aos fabricantes (OEMs) comercializarem os seus PCs com ou sem Internet Explorer, instalando outros browsers da concorrência.

Para além desta opção, a Microsoft realça que os fabricantes e os administradores de sistemas podem desactivar o Internet Explorer de forma fácil através da área de funcionalidades Windows (Windows Features).

Os ficheiros de instalação do Internet Explorer são então removidos para uma localização do disco como cópia de backup de forma a poderem ser reactivados se o utilizador assim o pretender.

Já tinham sido avançadas várias hipóteses de opções do novo Windows 7 para que a Microsoft conseguisse satisfazer as exigências da Comissão Europeia, incluindo uma versão sem Internet Explorer apenas para a Europa, tal como já tinha sido feito antes com o Media Player.