Centralizar a gestão de uma rede composta não só por PCs mas agora também por dispositivos móveis é a propostas da Microsoft com a nova versão do Windows Intune. A plataforma de gestão de computadores está pronta a acolher na nuvem smartphones, tablets e outros dispositivos e foi disponibilizada oficialmente esta semana no TechEd, estando já disponível para testes.

A plataforma pretende ajudar os gestores a enfrentar a proliferação de dispositivos móveis nas suas redes, simplificando questões de atualização, sincronização de dados e segurança e abre espaço para as várias plataformas, não se limitando ao Windows Phone. A gestão de dispositivos móveis está assegurada para terminais que suportem o Exchange Activesync, incluindo terminais baseados no sistema operativos móveis iOS e Android.

A partir de um portal colaborativo personalizável pela empresa os gestores de TI podem fazer toda a gestão dos dispositivos e disponibilizar uma seleção de aplicações que podem ser descarregadas para os telemóveis e tablets, sendo ainda possível resolver problemas de forma remota e distribuir software, para PCs e smartphones.

[caption]Nome imagem[/caption]

Algumas das novas funcionalidades do Windows Intune já tinham sido reveladas em Abril, quando foi divulgada a versão beta, mas a empresa detalha agora as questões relacionadas com a segurança e a gestão a partir da cloud.

A versão que está disponível para um teste de 30 dias suporta até 25 dispositivos.

Recorde-se que o serviço foi inicialmente apresentado na Cebit, no ano passado, mas que em Setembro foi feita uma atualização com novas funcionalidades de gestão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.