Com vista a tornar o Windows XP mais atractivo para os utilizadores móveis e para colmatar a sua preocupação pela segurança, a Microsoft anunciou ontem que disponibilizou uma actualização gratuita para o sistema operativo no sentido de proteger os computadores ligados a redes sem fios Wi-Fi do tipo 802.11.

A actualização de software altera a forma como o sistema operativo se liga a essas redes wireless. Até agora, todos os computadores ligados a uma rede sem fios empregavam uma chave encriptada. Com este update, passa a ser disponibilizada uma forma de associar uma chave separada para cada máquina ligada à rede, uma alteração que teoricamente deverá aumentar a segurança.

O software acrescenta suporte para o Wi-Fi Protected Access (WPA), que
se destina a substituir o actual padrão Wired Equivalent Privacy (WEP). O WPA
foi aprovado pela Wi-Fi
Alliance
, o grupo responsável por definir os padrões que estão na base
das redes sem fios. Segundo os responsáveis da Microsoft, este padrão melhora
a encriptação de dados ao resolver determinadas "fraquezas" criptográficas.

O WPA introduz um novo método para gerar e distribuir automaticamente chaves encriptadas. Cada bit de dados pode ser encriptado com uma única chave. Para além disso, também ajuda a melhorar a segurança ao autenticar todos e cada um dos utilizadores numa rede, ao mesmo tempo que impede esses mesmos utilizadores de se ligarem a redes desconhecidas e pouco seguras.

Em simultâneo, o WPA representa também mais um passo em direcção à nova especificação 802.11i, que está a ser desenvolvida pelo grupo de trabalho sobre standards para redes locais sem fios do Institute of Electrical and
Electronics Engineering
(IEEE), de acordo com responsáveis da Microsoft.

A gigante de software tem vindo a trabalhar em conjunto com várias fabricantes, como a Broadcom, Intel, Intersil e Linksys, para assegurar que os utilizadores do Windows XP podem utilizar uniformemente o WPA e em seguida actualizar para a especificação 802.11i, quando esta ficar disponível.

A nova actualização, com um tamanho de apenas poucas centenas de kilobytes, pode ser transferido gratuitamente por utilizadores domésticos e empresariais na secção de downloads do site da Microsoft, prevendo-se que se torne
um standard na próxima versão ou service pack do sistema
operativo.

Notícias Relacionadas:
2002-10-21 - Wi-Fi
Alliance anuncia novo padrão de segurança para tecnologia de redes sem
fio

2002-09-22 - Microsoft ataca mercado de redes domésticas sem fios
2002-07-12 - Microsoft pretende entrar no mercado de redes sem fios com
produtos Wi-Fi

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.