A Microsoft tem já online um Guia de recomendações para o planeamento do upgrade para Windows Vista, o sistema operativo que vai substituir o XP a partir do próximo ano. O documento aborda ainda apenas algumas das questões, deixando para mais próximo da data de lançamento outros pormenores da transição.

A própria Microsoft assume que a maioria dos utilizadores vão ter contacto com o Windows Vista apenas com novos computadores, mas quem quiser fazer o upgrade do sistema operativo nos PCs que utiliza não tem a vida facilitada. De acordo com os dados publicados neste Guia, só algumas versões do Windows XP podem fazer um "in-place upgrade", fazendo a actualização do sistema operativo e mantendo as aplicações, ficheiros e definições que estava a utilizar.

Entre os beneficiados contam-se os utilizadores de Windows XP Home em todas as versões (Basic, Premium e Ultimate), o Windows XP Professional nas versões Business e Ultimate, O Windows XP Media Center nas ver~so Premium e Ultimate e ainda o Windows XP Tablet PC Business e Ultimate.

As restantes versões do Windows XP, nomeadamente todas as edições do Windows XP Professional x64, e do Windows 2000 vão ser obrigadas a um "Clean install", que exige um backup de todos os ficheiros e configurações antes de instalar o sistema operativo. Será também necessário reinstalar todas as aplicações depois do Windows Vista estar a funcionar.

Antes porém de fazer o planeamento sobre a melhor forma de actualizar o sistema, convém verificar se o computador suporta o novo Vista, o que não acontece com a grande maioria dos PCs mais antigos. A Microsoft tem online uma pequena aplicação para os sistemas Windows XP, o Windows Vista Upgrade Advisor beta, que deve ser descarregada para o PC e ajuda a determinar se este pode ou não fazer o upgrade e quais a limitações que irá sofrer.

No site de preparação para o Vista é possível ainda verificar as características necessárias para um PC Vista Capable e Vista Ready.

Notícias Relacionadas:

2006-06-08 - Beta do Windows Vista disponível para os consumidores

2006-03-22 - Lançamento do Windows Vista atrasado para Janeiro do próximo ano

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.