A Microsoft anunciou o lançamento de uma nova linha de produtos especialmente dirigida ao mercado das PMEs, um segmento onde a empresa posiciona as organizações com menos de 500 empregados. A nova linha vai incluir uma gama de produtos já existentes, da qual faz parte a oferta Great Plains e Navision, dois activos que passaram a integrar o portfólio do soluções da gigante do software há alguns anos atrás na sequência de um investimento de dois mil milhões de dólares.

A nova marca, denominada Microsoft Dynamics, vai incluir aplicações para gestão de contactos de clientes, tarefas financeiras, recursos humanos, entre outros. Este é um mercado que "nós vemos como crítico", disse Bill Gates, citado pela Reuters.

Na apresentação da nova linha a empresa adiantou que a Dynamics vai comercializar novas versões de software já no próximo ano. Incluem-se nestas novidades uma actualização do software de CRM que passa a designar-se Microsoft Dynamics CRM.

Paralelamente, foi lançado um produto com nome de código Centro para a linha de servidores, que permitirá às PMEs configurar, gerir e manter redes corporativas.

Para as pequenas organizações (com menos de 50 empregados) a Microsoft anunciou que irá disponibilizar um programa de contabilidade com características semelhantes ao popular software Quickbooks da Intuit, que pode ser adquirido separadamente ou como parte do pacote Office Small Business Management Edition.

A empresa de Bill Gates tem feito fortes investimentos em software para PMEs nos últimos anos, um mercado fragmentado que deverá investir mais de 185 mil milhões de dólares em aplicações e serviços de informática nos próximos quatro anos. Com este segmento a Microsoft espera facturar dez mil milhões de dólares até 2010.

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