A Microsoft alertou ontem a comunidade de utilizadores de PCs para a existência de cinco falhas críticas de segurança entre as suas aplicações de software, divulgando, ao mesmo tempo, os respectivos códigos de correcção.


Integrado numa iniciativa da empresa divulgada recentemente através da qual se pretende notificar numa base mais regular os utilizadores de computadores acerca dos códigos de correcção, o anúncio de ontem refere-se a um largo conjunto de software Microsoft.

Entre as aplicações de software com vulnerabilidades de segurança, detalhadas na área de segurança do site da empresa, está o Exchange, o sistema operativo Windows e o Windows Messenger. As falhas encontradas poderão afectar tanto os utilizadores empresariais como os individuais, indica a Microsoft.


"Estamos a tentar mudar da cultura do desenvolvimento de códigos de correcção para a cultura da aplicação de códigos de correcção", afirmou Stephen Toulouse, responsável por esta iniciativa de segurança, citado pela agência Reuters.

O plano para melhorar o sistema de divulgação de patchs foi anunciado por Steve Ballmer na semana passada como parte da iniciativa Trustworthy Computing, da Microsoft, apresentada no início de 2002, através da qual a gigante do software pretende tornar as suas aplicações mais seguras e fiáveis.


Foram sete as vulnerabilidades de segurança e respectivos patches divulgados ontem à noite pela Microsoft, mas só cinco eram classificados pela fabricante como "críticos".

Notícias Relacionadas:
2003-08-21 - Microsoft alerta para três falhas críticas no Internet Explorer e Windows