A Mojang criou um mapa gratuito de Minecraft chamado Sustainability City, e como o nome indica baseia-se no relatório anual da Microsoft para a sustentabilidade, convidando os fãs do famoso jogo a explorá-lo. O mapa está disponível no Marketplace de Minecraft na aba Education Collection, mas também na versão educacional do jogo Minecraft: Education Edition.

Os educadores podem aceder a seis novas lições para download, dando aos jogadores um sentido de responsabilidade para com o planeta, desde a conservação das florestas, à gestão do lixo, apender os componentes para uma casa mais sustentável, formas alternativas de eletricidade, entre outros. Conheça todos os temas:

Sustainable Food Production: Os jogadores são convidados a visitar uma quinta, uma mercearia, uma instalação de resíduos e uma fábrica de reciclagem de forma a explorar todos os passos na práticas sustentáveis.

Outflow Order: Neste objetivo os jogadores vão aprender mais sobre a circulação da água, assim como o seu tratamento de forma a compreender como os biosólidos contribuem na criação de fertilizante. Da mesma forma vão aprender como é que a água, depois de tratada, regressa às suas casas.

Wasted to Wanted: Os jogadores terão de gerir um aterro e aprender mais sobre a separação de materiais, aprendendo quais aqueles que podem ser reciclados e reutilizados. E o que será que acontece com os materiais que não são reutilizáveis?

Dependable Forests: Neste capítulo os jogadores vão tornar-se mais responsáveis pela natureza, nomeadamente compreender o impacto da responsabilidade positiva na conservação das florestas a nível social, económico e ambiental.

Sustainable Home: Talvez um dos pontos mais curiosos é a visita de uma casa construída totalmente com materiais sustentáveis. Os jogadores vão aprender como viver com maior eficiência energética.

Alternative Energy: Neste ponto os jogadores vão visitar uma instalação de energia hidroelétrica e dessa forma aprender mais sobre a distribuição de energia, assim como a colheita da energia do vento através das turbinas nas quintas eólicas.