A Microsoft confirmou que espera lançar a nova versão do Office 2003 até Junho deste ano. O esperado primeiro service pack do pacote de produtividade deverá agrupar a solução para vários problemas encontrados durante os primeiros meses de comercialização e introduzir melhorias a nível da compatibilidade.



O Office 2003 foi lançado a 21 de Outubro último, em Nova Iorque, sendo apresentado pela Microsoft como a "ferramenta completa para o consumo e para a manipulação de dados empresariais". Mas, apesar de ter sido experimentado por cerca de 600 mil beta testers, antes do seu lançamento, quase o triplo dos participantes em anteriores programas de teste, vários erros foram já identificados e corrigidos pela empresa.



A Microsoft apresentou esta nova versão do seu pacote de produtividade sublinhando a evolução em relação às aplicações stand-alone e a garantia de uma ferramenta integrada que facilita a comunicação entre grupos de trabalho, a partilha de informação,
fluxo de documentos e ainda a maior produtividade na gestão de processos empresariais.



Para além da renovação dos programas que fazem actualmente parte do pacote do Office, onde se incluem o Word, Excel, PowerPoint, Access, Outlook, Visio, FrontPage e Publisher, o Office System 2003 integra três novos programas. Estes são o Office InfoPath 2003, Office Live Communications Server 2003 e Office OneNote 2003.



Os primeiros problemas encontrados nesta suite surgiram no Word, o PowerPoint e o Excel. Quando um documento criado nestas aplicações é aberto com uma versão anterior do Office poderá ser considerado inválido no caso de conter elementos gráficos que usam a ferramenta OfficeArt.



Habitualmente a Microsoft espera cerca de seis meses para o lançamento de um service pack. No entanto os primeiros três meses mostraram-se desastrosos para o Office, pois logo foram identificados vários erros. Daí que Junho tenha sido a data escolhida para a actualização do mesmo, de acordo com o adiantado pela CNET.



A introdução do primeiro pacote de serviços é habitualmente um marco aguardado com expectativa pelos clientes, que preferem esperar algum tempo antes de considerarem a instalação de um novo produto suficientemente estável para o integrarem nos seus sistemas.
Segundo analistas citados pela mesma fonte, esta primeira versão não será muito relevante em termos de alterações ao pacote. Contudo, as grandes empresas sujeitarão o produto a testes complexos e extensivos de ligação ao back-end dos seus sistemas antes de efectuarem o upgrade.



Notícias Relacionadas:

2003-10-21 - Office 2003 - o pacote de ferramentas de produtividade transformado em sistema

2003-08-20 - Código do Office System 2003 entregue para produção