Foi um coelho tirado da cartola. Ninguém estava à espera que no seu último grande evento mundial a Microsoft apresentasse um portátil, mas foi isso mesmo que aconteceu. O Surface Book é uma derivação da linha de tablets Surface, mas ainda mais focado na questão da produtividade e da potência.

A Microsoft Portugal disse logo na ocasião que os consumidores portugueses só iam contar num primeiro momento com os novos Surface Pro 4 - chegam amanhã às lojas portuguesas. E desde então nada mais se soube relativamente ao Surface Book.

Hoje, 18 de novembro, o diretor-geral da Microsoft Portugal, João Couto, abriu um pouco mais o jogo. Disse que ainda não há uma data definida para a chegada do portátil às mãos dos utilizadores portugueses, mas acrescentou: “temos um grau de confiança grande de que vai chegar a Portugal rapidamente”.

O Surface Book tem um ecrã de 13,5 polegadas com uma resolução de 3.000x2.000 píxeis, num total de seis milhões de píxeis. Os processadores podem ser Intel Core i5 ou i7 de 6ª geração, o teclado é retroiluminado, o trackpad construído em vidro e com suporte para cinco pontos de toque. O portátil pode depois ser equipado com um máximo de 16GB de memória RAM e 1TB de armazenamento.

João Couto usou depois o exemplo do Surface Book e dos novos Surface Pro 4 para dizer que “esta é uma nova Microsoft”. “Uma que apostou na produção de equipamentos que estão claramente no caminho da frente. Hoje em dia a maior parte das pessoas já não duvida que o Surface é um sucesso”, exemplificou.

O objetivo no segmento do hardware passa por “construir equipamentos que sejam referência no mercado” e isso também engloba os smartphones. “Não vamos desistir dos smartphones, vamos continuar a apostar forte tal como fizemos com o Surface, mas com o conceito claro de introduzir inovação”, acrescentou o executivo da subsidiária portuguesa.

Para João Couto os novos Lumia 950 e 950 XL garantem isso, muito graças à ligação que podem ter com a Display Dock. A nova geração de smartphones da Microsoft também chega este mês a Portugal.

Rui da Rocha Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.