A Microsoft confirmou o road map para o lançamento de uma nova versão do seu software de CRM. Tal como a empresa já havia previsto, o Dynamics CRM vai chegar às lojas por altura do verão, mas o lançamento já está a ser preparado juntamente com os parceiros, confirma Brad Wilson, director daquela área de negócio em declarações ao InfoWorld.



Cerca de 300 parceiros da empresa terão acesso antecipado ao software, ainda durante o primeiro trimestre. Depois de Março, outros mil ficam a conhecer a suite em antecipação. Os clientes também terão acesso a uma preview do Dynamics CRM, em modo beta, mas apenas mais perto da data de lançamento oficial do produto.



A nova versão da suite, conhecida pelo nome de código Titan, deverá chegar ao mercado com a designação Dynamics CRM 4.0 e será a primeira da linha a usar uma arquitectura que permite alojar e tratar cada cliente como se fosse único (Multitenant). Desta forma, cada parceiro pode alojar aplicações de múltiplos clientes num único servidor, ao invés de usar servidores dedicados para cada cliente.



Esta estratégia insere-se na lógica do Software As A Service (SAAS) implementada nas novas linhas de produtos Live. A nova arquitectura, por seu lado, apresenta-se como uma alternativa mais barata para os parceiros que ficam com caminho aberto para reflectir no cliente essa redução de custos, defende a Microsoft.



O novo serviço Live CRM vai contar com um marketplace online onde os parceiros vão poder partilhar tecnologia com os utilizadores de forma a criar uma comunidade. Nesta nova versão serão também abertas novas possibilidade de acesso ao software como o Outlook, via Web Browser ou telemóvel.



O novo Dynamics usa também pela primeira vez uma única base de código para suportar diferentes tipos de utilização.



A versão 4.0 do Dynamics CRM vai estar disponível primeiro nos Estados Unidos e só depois disso chega a outros mercados, como a Europa.



Notícias Relacionadas:

2005-10-25 - Microsoft Portugal detalha estratégia para PMEs