A Microsoft havia já garantido o lançamento do seu tablet Surface "para a mesma altura" da disponibilização do Windows 8, mas apenas agora confirmou oficialmente a data de lançamento do seu novo dispositivo móvel: será no dia 26 de Outubro - o mesmo agendado para o lançamento do Windows 8 - e a confirmação consta do Relatório Anual de Contas entregue no final da passada semana na Securities and Exchange Commission.


De acordo com o relatório, o primeiro tablet disponível será a versão mais acessível do Surface, baseado no Windows RT e em processadores ARM. A versão mais cara, que incluirá o Windows 8 Pro e processadores Intel com tecnologia Ivy Bridge, chegará "cerca de 90 dias depois", ainda de acordo com informações oficiais da Microsoft.


A entrega do Relatório Anual da Microsoft às autoridades financeiras norte-americanas tem servido para confirmar oficialmente alguns dos lançamentos e estratégias da empresa para os próximos meses, especialmente em relação às expectativas geradas pelo lançamento do Surface.


Ainda no final da semana passada, de acordo com o mesmo relatório, a Microsoft admitiu pela primeira vez - pelo menos em termos oficiais - que o Surface poderá enfraquecer as relações da empresa com os seus parceiros OEM, reduzindo o suporte da indústria dos PCs ao sistema operativo Windows.