Com o recém-lançamento das suas novas consolas, e ainda mantendo as vendas e serviços da Xbox One, a Microsoft começou as operações para descontinuar a série Halo na sua Xbox 360. A consola de segunda geração da fabricante deixará de suportar a sua joia da coroa a partir do dia 18 de dezembro de 2021.

No comunicado, a 343 Industries, o estúdio responsável pelo universo, salienta que todas as suas atenções estão no futuro da série, incluindo a manutenção de Master Chief Collection na sua migração para o PC, que tem sido feito nos últimos anos, assim como o próximo capítulo, Halo Infinite, que vai ser lançado no final de 2021. “Temos feito uma ginástica até agora para manter os serviços das versões Legacy de Halo, e manter tudo funcional atualmente requer uma considerável quantidade de recursos e tempo, que têm impacto nos projetos futuros, como Halo: The Master Chief Collection e Halo Infinite”, refere a empresa.

tek halo xbox 360

O estúdio salienta que à medida que os jogos vão envelhecendo, e sendo substituídos por versões melhoradas nas plataformas mais recentes, cada vez menos jogadores procuram e investem tempo nos títulos da consola antiga. As vendas digitais têm vindo a diminuir e a oferta de versões físicas deixaram de existir desde 2018. “Manter o suporte da versão Xbox 360 dos jogos Halo é tempo e energia que não estamos a investir no futuro de Halo”, e dessa forma a 343 Industries traçou um road map para terminar os serviços, com data marcada para o dia 18 de dezembro de 2021.

A primeira fase foi incentivar a migração única dos fãs que tinham os jogos da série para a mais recente Halo: The Master Chief Collection, que aconteceu no fim de 2019. A segunda fase é a atual, com a notificação aos fãs, com um ano de antecedência da finalização dos serviços em dezembro de 2021. Em simultâneo, as versões digitais dos jogos deixam de estar disponíveis na loja online. No entanto, os jogadores podem aceder aos conteúdos DLC dos jogos que têm nas suas contas sem custo.

A partir de 2021, durante a terceira fase, os jogadores continuarão a ser informados que a série vai ser descontinuada, até a data marcada para dezembro. E quais são os jogos afetados? Halo: Reach, Halo 3, Halo 4, Halo ODST, Halo: Combat Evolved Anniversary, Spartan Assault e Halo Wars.

tek halo

De salientar que a The Master Chief Collection encontra-se disponível gratuitamente para os assinantes do serviço Game Pass nas consolas Xbox e PC.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.