A Microsoft guardou algumas novidades para o Microsoft Inspire, o evento dedicado aos parceiros que começa hoje. E grande parte dos anúncios estão ligados à utilização da Inteligência Artificial nas várias ferramentas, uma das apostas que a empresa tem reforçado desde o início do ano.

Depois de ter lançado o Microsoft 365 Copilot e o Bing Chat, tirando partido da sua tecnologia e de uma versão "optimizada" do ChatGPT, em parceria com a OpenAI e o modelo GPT 4.0, a Microsoft divulgou hoje o valor que os clientes vão ter de pagar para usar a tecnologia no seu pacote de ferramentas 365. E não é barato.

"Os interfaces de linguagem natural vieram mudar a nossa experiência, e agora temos um novo superpoder que é poder começar qualquer tarefa com um draft que é fornecido pela Inteligência Artificial", sublinha Satya Nadella, destacando a oportunidade de crescimento que a IA promete.

Na sessão de abertura do Inspire, o CEO da Microsoft diz que o que mais o surpreendeu foi o ritmo acelerado da adoção da tecnologia de IA no mundo inteiro, e recuperou o calendário de lançamento das ferramentas que a empresa fez, e da inovação dos produtos. "Conseguirmos destilar toda a inovação na plataforma Copilot, que pode criar o ecossistema", afirmou.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, no Inspire 2023

"É isso que traz a vantagem da IA para os nossos clientes", adiantando que há mais de 40 anúncios previstos no Inspire, mas garantindo que um dos anúncios mais entusiasmante é o do Bing Chat Enterprise.

Copilot e o preço adicional no Microsoft 365

O Microsoft 365 Copilot ficou inicialmente disponível apenas para um número limitado de empresas que estavam a trabalhar com a Microsoft na primeira versão das aplicações Word, Excel, Outlook, Teams e PowerPoint do pacote de ferramentas. Depois foi alargado a cerca de seis centenas de companhias, não se sabendo se há empresas portuguesas na lista.

Hoje no Inspire a empresa confirmou que continua a trabalhar para a disseminação alargada do Copilot, mas sem adiantar datas. Revelou porém o preço que vai ser aplicado, e que é de 30 dólares por mês, e por utilizador, nos pacotes Microsoft 365 E3, E5, Business Standard e  Business Premium.

Outlook com Microsoft 365 copilot Outlook com Microsoft 365 copilot

"Enquanto algumas aplicações de IA generativa se concentram num único recurso, como a transcrição ou redação em tempo real, o Microsoft 365 Copilot coloca milhares de funcionalidades ao seu dispor. Baseando as respostas em dados de negócios, como documentos, emails, calendário, conversas, reuniões e contatos, e combinando-os com seu contexto de trabalho – a reunião em que está agora, os emails que trocou sobre um tópico, as conversas em que participou na semana passada – o Copilot oferece respostas mais ricas, relevantes e acionáveis ​​às suas perguntas", explica a Microsoft.

Bing Chat Enterprise já disponível para empresas

Hoje também ficou disponível a versão empresarial do Bing Chat, o chatbot que usa o motor de IA do GPT 4.0 para dar respostas mais estruturadas e que garante que a informação fica delimitada dentro da organização, protegendo dados comerciais e evitando que as interações sejam usadas para treinar o modelo. De resto funciona de forma semelhante ao Bing Chat que já pode ser usado no browser Edge e recorre às mesmas fontes Web para procurar informação.

Bing Chat Enterprise

A ferramenta já está disponível para quem tem pacotes empresariais Microsoft 365 e a Microsoft diz que isso faz com que seja acessível a mais de 160 milhões de pessoas em todo o mundo. Para já é de acesso gratuito, mas a Microsoft também já definiu um preço "para o futuro" de uma funcionalidade stand alone, custando 5 dólares por mês e por utilizador.

O Bing Chat Enterprise pode ser usado com a conta empresarial onde o Bing Chat é suportado, no endereço Bing.com/chat ou através da barra lateral do Microsoft Edge. No futuro também poderá ser utilizado com o Windows Copilot.

Azure OpenAI Service alargado

Satya Nadella destacou na sua intervenção a importância da parceria que a Microsoft mantém com a OpenAI, que criou o GPT, e mostrou-se entusiasmado com a possibilidade de alargar agora o acesso ao Azure OpenAI Services, aumentando na América do Norte e na Europa Ocidental, mas também com a chegada à Ásia, o que acontece pela primeira vez.

Há ainda novos investimentos em Azure, com a possibilidade de suportar inovação para cobrir mais cenários e garantir migração rápida para a cloud, assim como desenvolver novas aplicações.

Entre as novidades para os parceiros está o novo programa Microsoft AI Cloud que está focado na área de cloud e Inteligência artificial e que apoia as empresas parceiras em várias áreas, com migração automática.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação durante a conferência. Última atualização 19h18

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.