O Microsoft 365 Copilot foi anunciado em março mas a Microsoft continua a investir no desenvolvimento da ferramenta que tira partido do potencial da IA generativa e da ligação à OpenAI e à tecnologia GPT-4. Hoje a empresa está a anunciar o alargamento do piloto a mais empresas, mas também novas funcionalidades, no mesmo dia em que revela dados do seu estudo Work Trend Index sobre o impacto da inteligência artificial no emprego.

Num post publicado no blog da Microsoft, Jared Spataro, CVP Modern Work & Business Applications, explica que este é um passo relevante desde o início da aplicação do Copiloto. "Temos testado o Copiloto em 20 dos nossos clientes, em empresas como a Chevron, Goodyear, General Motors e Dow. O seu feedback é avassalador sobre o potencial do Copilot para revolucionar o trabalho", sublinha, adiantando que os principais destaques são as mudanças nas reuniões e a forma como criam conteúdos.

Novo Bing está agora aberto para pesquisas com Inteligência Artificial e reforça Edge como copiloto na web
Novo Bing está agora aberto para pesquisas com Inteligência Artificial e reforça Edge como copiloto na web
Ver artigo

Estes pilotos permitiram identificar áreas onde é possível fazer ainda mas para adaptar as pessoas às novas formas de trabalho potenciadas pela IA, como a necessidade de mais interações conversacionais. Agora a Microsoft vai estender estas experiências a mais 600 clientes, no Microsoft 365 Copilot Early Access Program, um programa por convite, para ajudar a refinar o potencial. O SAPO TEK questionou a Microsoft Portugal sobre se há empresas portuguesas na lista mas não foi possível obter esta informação.

A evolução da ferramenta está também a permitir a introdução de novas funcionalidades, como o Semantic Index for Copilot, para Microsoft 365 E3 e E5, que traz um mapa de dados e utilizadores. A pesquisa vai ser mais precisa na localização de informação relevante e perceber a intenção do utilizador no acesso a dados.

As novidades do Copilot estendem-se agora ao Whiteboard, onde pode gerar ideias e organizá-las por temas, assim como sumarizar conteúdo. No PowerPoint o DALL- E vai gerar imagens que suportem os conteúdos e no Outlook foi adicionada uma área de recomendações e sugestões para respostas mais claras para ajudar a escrever emails mais efectivos.

Copilot Microsoft 365 Copilot Microsoft 365

O Copilot vai agora também apoiar o desenho de ideias e listas de informação no OneNote e no Loop as equipas vão ter conteúdo sintetizado numa página para colaboração mais eficiente. Entre as novas adições há ainda o Copiloto no Viva Learning para uso de interface de linguagem natural na criação de uma jornada de aprendizagem e descoberta de conteúdos relevantes.

Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, defende que a nova geração de Inteligência Artificial vai retirar o peso do trabalho e libertar a criatividade. "Há uma enorme oportunidade para as ferramentas suportadas em Inteligência Artificial para aliviar a dívida digital, construir aptidões para IA e capacitar funcionários".

No estudo anual Work Trend Index a Microsoft centrou os dados sobre o impacto da Inteligência Artificial no trabalho e a forma como pode libertar os profissionais e líderes de empresas de peso adicional de gestão de dados e de reuniões.