Devido à polémica que causaram as recentes notícias de que tinha sido desenvolvido um vírus informático para atacar os ficheiros executáveis criados para a tecnologia de serviços Web da Microsoft .NET, a empresa decidiu colocar uma carta aberta online onde desmente que haja razões para que os seus utilizadores se preocupem com a segurança da infraestrutura .Net, que ainda não foi sequer lançada. Segundo este documento o denominado W32/Donut não passa de um vírus de proveniência duvidosa que o utilizador teria de fazer correr no seu computador para ser infectado já que não se propaga através de email ou de motores de busca.



A Microsoft é assim peremptória ao afirmar que, na realidade, não se trata de um vírus para a plataforma .Net, mas de um executável que apenas afecta a arquitectura das aplicações .Net no formato PE da Microsoft Intermediate Language onde, para além de ser baseado num vírus antigo que afectava o Windows, onde nem sequer o modo de propagação é novidade.



Assim sendo, e segundo declarações efectuadas por responsáveis da empresa à agência de notícias Reuters trata-se de um vírus do Windows que infecta ficheiros .Net, mas não existe nenhum buraco de segurança que esteja a ser explorado. Todavia, tanto a Symantec como a Network Associates afirmam que o W32/Donut é de facto um vírus novo que tira partido da infraestrutura .Net. A crescente exposição da Microsoft na Internet exige, segundo as mesmas fontes, uma segurança muito mais eficaz da parte da empresa o que está actualmente a ser posto em causa.



De acordo com Vincent Gullotto, da equipa de pesquisa de anti-vírus da Network Associates, o W32.Donut, que afecta equipamentos que corram o Windows 2000 e XP, não foi detectado pelo software de anti-vírus até que os vendedores incluíram uma impressão digital para o identificar nos seus produtos já durante esta semana. Porém, tanto a Microsoft como alguns vendedores de anti-vírus, garantem que devido ao reduzido número de utilizadores que têm a versão beta da infraestrutra .Net instalada e ao facto de o W32.Donut não se espalhar sozinho o risco de disseminação é muito baixo.



Notícias Relacionadas:

2002-01-10 - Microsoft .NET na mira dos programadores de vírus informáticos

2001-12-27 - Vírus e worms vão aumentar ainda mais em 2002