Durante a abertura da 12ª conferência de Engenharia e Hardware da Microsoft (a WinHEC), Bill Gates mostrou o já prometido protótipo do PC empresarial da nova geração, com o nome de código "Athens". Este foi desenhado pela Microsoft e a HP partindo de uma maior integração entre o hardware e o software, aproveitando a plataforma de computador pessoal para transformar o PC em centro de comunicação e colaboração.



O presidente da Microsoft afirmou no discurso de abertura que o "Athens" é apenas um dos exemplos do tipo de inovação que pode resultar de uma maior complementaridade no desenvolvimento do hardware e software. Esta integração é, segundo Bill Gates, essencial para satisfazer de forma mais eficiente as necessidades dos utilizadores e garantir uma maior simplicidade de operações.



Ainda a um ou dois anos de comercialização, segundo executivos da Microsoft citados por diversas agências de comunicação, o protótipo do novo PC representa uma evolução das capacidades de comunicação do computador, transformando-o num centro de comunicação e colaboração ao incluir funcionalidades de voz, vídeo e mensagens de texto.


Segundo Bill Gates, a colaboração estabelecida pela indústria de hardware e a Microsoft criou níveis de sinergia inéditos. "O resultado [desta colaboração] será a criação de produtos inovadores que melhoram a forma como os clientes trabalham, comunicam, aprendem e se divertem", explicou o presidente da Microsoft.



Também Carly Fiorina, presidente da HP, destacou a necessidade de existir um trabalho por parte das empresas para desenvolver produtos inovadores que resolvam os problemas reais da computação e criem uma experiência dos utilizadores mais rica. "Num mundo em que a tecnologia é cada vez mais uma comodidade, a necessidade de inovação e de criar uma experiência de utilizador mais rica é mais forte do que nunca", explicou durante o seu discurso.



Carly Fiorina salientou ainda que, tal como já tinha sido feito com o Tablet PC e o Media Center PC, o trabalho conjunto entre a HP e a Microsoft permitiu alcançar um novo standard em design de software e hardware.



De acordo com a informação disponibilizada à imprensa, o protótipo de PC "Athens" garante melhorias de produtividade ao integrar funcionalidades de telefonia, com auscultadores e microfones sem fios ligados ao computador que funciona como unidade de comunicação centralizada, facilitando a integração com ferramentas de colaboração. O próprio ecrã do protótipo permite uma melhoria da visibilidade de várias janelas de documentos em simultâneo com uma apresentação de 16:10. Ao mesmo tempo são prometidos controles de sistema mais intuitivos e consistentes, facilitando a sua abordagem por parte dos utilizadores.



Ainda não são conhecidos muitos pormenores do novo protótipo e sobretudo não são referidas aquelas que normalmente são apontadas entre as características base de um computador, nomeadamente a velocidade de processamento, memória, armazenamento de dados e características multimédia. A verdade é que muitas das funcionalidades agora referidas como inovadoras já estão disponíveis através de software independente, como a ligação de funcionalidades de comunicação de voz, embora não tão profundamente integradas no design dos computadores e software como este protótipo promete.

Notícias Relacionadas:

2003-01-10 - Televisão e computador disputam liderança no entretenimento doméstico do futuro

2002-11-04 - IBM repensa computação pessoal através de nova estratégia Think

2001-11-14 - COMDEX Fall/2001 - Concept PC 2001 junta novamente Intel e Hewlett-Packard