A Microsoft e a HP já tinham vários acordos de parceria mas hoje reforçaram o seu envolvimento conjunto para desenvolver um ambiente de TI mais simples para as empresas, uma iniciativa na qual vão investir 250 milhões de dólares (cerca de 170 milhões de euros) nos próximos três anos.

O acordo acaba de ser anunciado numa conferência conjunta com os CEO das duas empresas, Steve Ballmer da Microsoft e Mark Hurd da HP, e tem impacto a vários níveis da tecnologia, desde as infra-estruturas à área aplicacional.

As soluções destinam-se a empresas de grande dimensão que geram grandes datacenters, mas também a companhias de média e pequena dimensão.

Algumas das soluções baseadas em virtualização e cloud computing tiram partido de ferramentas que as empresas têm vindo a lançar, como o Windows Azure, mas outras serão desenvolvidas ao longo dos próximos 3 anos.

A melhoria da eficiência dos clientes e a redução de custos estão entre os objectivos da HP e da Microsoft. "Este acordo, que abrange hardware, software e serviços, vai permitir aos clientes empresariais optimizar a performance com uma simplicidade do tipo "carregar no botão" ao menor custo de posse possível", garantiu Steve Ballmer na apresentação da parceria.

O acordo é um dos mais representativos realizados na indústria de TI, a nível de integração de portfólios, e obriga a uma maior colaboração no roadmap de engenharia e desenvolvimento das duas empresas, em termos de aplicações, soluções de virtualização e ferramentas de gestão integradas, que serão distribuídas através do canal de parceiros da Microsoft e da HP.

Ainda em Maio do ano passado a Microsoft e a HP tinham anunciado uma parceria de quatro ano para a criação de produtos e serviços de comunicações conjuntos, no qual se comprometiam a investir 180 milhões de dólares.

Já em 2006 uma outra parceria no valor de 300 milhões de dólares tinha sido comunicada entre as duas empresas, no caso para soluções HP/Microsoft People-Ready Businesses

Na informação agora disponibilizada não é absolutamente claro se estas parcerias se vão manter de forma paralela ou integrar o acordo hoje anunciado.