As rivais de longa data Microsoft e IBM demonstraram ontem numa conferência de imprensa em Nova Iorque como os seus pacotes de software podem interagir através do uso de serviços web e da colaboração na criação de standards adicionais, noticiou o site CNet News.

Num encontro que contou com a presença do presidente da Microsoft, Bill Gates, e do director executivo da unidade de software da IBM, Steve Mills, as empresas apresentaram aquilo que Gates considerou serem capacidades "avançadas" de serviços web, desenvolvidas pelas mesmas para interligar software empresarial.

Na prática esta nova aplicação - que utiliza software da Microsoft e da IBM e que pode ser corrida em Linux - serve para ligar fornecedores, fabricantes e vendedores através de serviços web que usam novas especificações, de modo a garantir a segurança da troca de informações e o apoio às transacções.

Segundo Bill Gates, as novas especificações são necessárias como complemento a standards existentes como o XML (Extensible Markup Language) e o SOAP (Simple Object Access Protocol). "Esta nova e rica layer irá levar-nos ao próximo nível", considerou o patrão da Microsoft em declarações à mesma fonte.

Quanto à especificação acerca do corpo dos standards, as companhias preferiam não ser conclusivas, deixando apenas em aberto a possibilidade de as mesmas recorrerem à OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards) em detrimento do W3C (World Wide Web Consortium) - o qual administrou muitos dos primeiros standards de serviços web.

Recorde-se que apesar da sua rivalidade, IBM e Microsoft têm colaborado uma com a outra no desenvolvimento de soluções de serviços web praticamente desde o ínicio. Em 2000 as empresas criaram mesmo a Web Services Interoperability Organization (WS-I) de forma a promoverem o desenvolvimento de soluções standartizadas de interligação de software.

Notícias Relacionadas:

2003-05-23 - W3C adopta política de patentes de tecnologias Web que integra padrões livres de royalties

2003-04-02 - WS-I cria grupo de trabalho centrado na segurança dos serviços Web