A Intel e a Microsoft anunciaram que vão apoiar o formato HD DVD da Toshiba. Entre as razões apresentadas para esta decisão estão o facto do formato facilitar a cópia de alta resolução de filmes a partir do disco rígido do computador, além de permitir a gravação no outro lado do disco e oferecer mais capacidade.
O apoio do mundo Wintel, como costuma ser apelidado, garante um trunfo importante ao formato da Toshiba contra o rival Blu-ray da Sony. A Toshiba já contava com o apoio da Microsoft e anunciou hoje que as primeiras drives de computador que lêem o formato HD DVD devem chegar ao mercado japonês no primeiro trimestre de 2006.
A próxima geração de discos DVD foi desenhada para armazenar filmes e outros conteúdos com mais detalhe e luminosidade, mas também deu inicio a uma batalha de três anos entre a Toshiba e a Sony, sobre aquilo que deverá ser o mercado da próxima geração de leitores DVD, drives para PC e discos ópticos.
O anúncio das empresas, que conjuntamente fornecem a tecnologia a, pelo menos, nove de cada dez computadores vendidos em todo o mundo, não constitui uma surpresa desde que a Microsoft disse, em Junho, que trabalharia com a Toshiba para desenvolver a tecnologia para o formato HD DVD.
O HD DVD começou a ser fabricado com uma capacidade de 15GB, mas a Toshiba anunciou na semana passada a produção de um disco dual-layer de 30GB.
Notícias Relacionadas:
2005-09-26 - Toshiba desenvolve discos dual-layer HD DVD-R com capacidade de 30 GB
2005-08-23 - Oportunidades para unificação dos formatos Blu-ray e HD-DVD começam a esgotar-se
2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários