Pela avaliação da Greenpeace, as marcas Sony Ericsson e Samsung são as que mais respeitam o meio ambiente. Cada uma das fabricantes obteve 7,7 pontos - em dez possíveis - na análise trimestral da organização ambientalista que averiguou as boas práticas no fabrico de telemóveis, computadores e consolas de jogos de 18 fabricantes mundiais.



Os três últimos postos, que correspondem às empresas com menos respeito pelo ambiente, foram atribuídos à Microsoft (2,7 pontos), à Philips (2 pontos) e à Nintendo (zero pontos).



Os motivos que levaram a fabricante japonesa a obter a pior classificação possível prendem-se com o tipo de materiais utilizados nas consolas Wii e DS. Ambos os equipamentos são fabricados com PVC, um plástico que, apesar de não ser tóxico por si só, é objecto de várias críticas por parte da Greenpeace quer por não ser totalmente reciclável quer por a sua incineração gerar a emissão de componentes tóxicos, sobretudo dioxinas.



Além disso, estas consolas contêm elementos com bromo - que retardam o fogo e evitam incêndios nos circuitos - e incluem outros plásticos que se acumulam no meio ambiente e nos tecidos dos seres vivos.



A Greenpeace realiza esta análise desde Agosto do ano passado. De início eram apenas avaliados telemóveis e computadores mas posteriormente o estudo começou também a contemplar outros produtos electrónicos.



A avaliação é feita tendo em conta dois tipos de critérios: a análise aos componentes químicos utilizados no fabrico dos produtos e os perigos que acartam para o meio ambiente e, em segundo lugar, a responsabilidade mundial na gestão dos resíduos.



Esta última análise refere-se à existência, ou não, de um serviço de recuperação dos equipamentos após estes deixarem de ser utilizados pelos consumidores, uma acção ainda pouco comum na Europa.




Notícias Relacionadas:

2007-08-19 - Sony avança com programa gratuito de reciclagem

2007-05-03 - Apple inicia programa internacional de reciclagem para iPods