A Microsoft e a Novell deram ontem um passo histórico ao anunciar um acordo que levará ao desenvolvimento de tecnologias específicas que permitirão que o sistema operativo Windows e o sistema de código aberto Linux operem em conjunto. O objectivo da parceria é permitir que os utilizadores possam utilizar sistemas baseados tanto em Windows como em Linux, dentro da mesma rede, afirmou Ronald Hovsepian, presidente executivo da Novell, citado pela Reuters.



Desta forma, a Microsoft irá promover junto dos seus clientes a solução Suse Linuz Enterprise, quando estes desejem ambientes mistos, e ainda oferecer a possibilidade de acesso a manutenção e suporte técnicos.


Com este acordo será possível que mais empresas utilizem Windows e Linux em conjunto sem que isso prejudique o funcionamento das soluções. Faz parte também dos planos das companhias melhorar a interacção entre a suite Office e a sua versão open-source Open Office.



A Microsoft compromete-se ainda a não manter os seus direitos de patenteamento de tecnologias, o que permitirá que os utilizadores possam usar Linux livremente, sem terem receio de serem acusados pela empresa de Bill Gates de infringir direitos de propriedade intelectual.



Depois de largos anos de rivalidade entre as duas empresas, esta decisão vem reflectir a importância que a interoperabilidade entre sistemas têm nos dias de hoje, principalmente, em ambientes corporativos.

Notícias Relacionadas:

2006-10-19 - Versão beta do Flash Player 9 para Linux disponível para download

2006-09-26- Novell apresenta versão 10 do SUSE Linux Enterprise