A tecnologia de IA generativa continua a evoluir a um grande ritmo e o aumento da procura dos modelos obrigam à construção de centros de dados dedicados. A Microsoft e a OpenAI estão a trabalhar num novo projeto de centro de dados, num investimento estimado em mais de 100 mil milhões de dólares. Este inclui um supercomputador dedicado a inteligência artificial que foi batizado de Stargate, com lançamento previsto para 2028.

Segundo o The Information, o supercomputador poderá ter milhões de chips especializados para alimentar a inteligência artificial da OpenAI, informação obtida de forma não oficial segundo três pessoas envolvidas no planeamento da proposta. A Microsoft deverá ser responsável pelo financiamento do projeto, numa estimativa de 100 vezes mais o custo dos maiores centros de dados atuais. Esta é uma demonstração das necessidades de computação para IA para os próximos anos.

O Stargate promete ser o maior supercomputador, entre as propostas de diferentes empresas, previstos para os próximos seis anos. Os planos da Microsoft e a OpenAI é espalharem os supercomputadores entre cinco fases, sendo o Stargate a quinta fase. Antes disso, a Microsoft está a trabalhar num supercomputador mais pequeno, de quarta fase, para a OpenAI, que será lançado em 2026. E atualmente encontram-se a meio da terceira fase.

Segundo é avançado, as duas próximas fases requerem a aquisição dos chips de IA necessários. Chips que têm sido vendidos a preços elevados. A Nvidia revelou recentemente o chip de IA Blackwell B200, que tem um preço entre os 30 e 40 mil dólares. Para que as empresas não fiquem presas a apenas uma fabricante, o novo projeto tem um design capaz de suportar os chips de diferentes fornecedores, avança a Reuters.

O orçamento poderá ultrapassar os 115 mil milhões de dólares, representando mais do triplo daquilo que a Microsoft gastou no último ano no investimento em servidores, edifícios e outros equipamentos, reporta a agência noticiosa.