Depois do fenómeno da Nintendo Switch, que deu origem ao conceito de consola híbrida, onde é possível jogar tanto no televisor como em modo portátil, várias fabricantes foram atrás do formato. A Valve foi a que teve maior sucesso com o lançamento da Steam Deck, dedicada ao ecossistema de gaming no PC. O conceito vai ser replicado pela Asus, que aproveitou o 1 de abril (sem mentir) para apresentar o ROG Ally, igualmente uma consola portátil de gaming.
Considerando que outras marcas também estão a explorar o formato portátil, mesmo que sejam focadas em cloud gaming, como a da Logitech e a da Razer, a Microsoft poderá estar a planear um modo do Windows dedicado ao gaming para possivelmente explorar o Xbox Game Pass e o seu respetivo serviço de cloud gaming. Um projeto de hackathon interno da Microsoft, desenvolvimento em setembro do ano passado, mostra exatamente um modo do Windows para portátil, em fuga de informação partilhada no Twitter pelo utilizador h0x0d.
No vídeo é referido que como o Steam Deck é um PC, é possível correr o Windows, mas o sistema operativo está longe de otimizado para a plataforma, pela falta de drivers e outros problemas. O projeto focou-se nas suas bases, na falta de suporte a comando quando se joga um título que não seja do Steam, neste caso instalado no Windows. Ou simplesmente os jogos não abrirem corretamente, porque não detetam qual o tipo de ecrã que está no Steam Deck. Outros problemas passam pela falta de interpretação pelos componentes do Windows da memória partilhada da consola da Valve.
O teclado virtual tátil do Windows também não está otimizado para portáteis com ecrãs de 7 polegadas e há falta o suporte para a navegação do comando no próprio teclado. Da mesma forma que outros elementos da interface de utilização também não estão otimizados para equipamentos portáteis.
O objetivo do projeto apresentado no hackthon foi mesmo corrigir estes problemas e otimizar o Windows para correr em consolas portáteis. O protótipo apresentado com a sugestão de otimizações do Windows foi criado por Dorothy Feng, que é uma designer sénior de UX da Microsoft. A proposta mostra uma nova aplicação dedicada ao arranque de jogos, tanto do Steam, como o PC Game Pass da Xbox, EA Play, Epic Games Store e outros. Também foi mostrado um teclado otimizado para o Steam Deck, agora com suporte a comando e uma barra de tarefas flutuante, que pode ser recolhida quando não está a ser utilizada. Funcionalidades que podem ser vistas num segundo vídeo publicado.
Apesar de serem apenas testes, o hackthon demonstra a vontade dos colaboradores da Microsoft em otimizar o Windows para as experiências portáteis, no que diz respeito aos videojogos. Com a chegada de novos produtos de diferentes marcas e o sucesso que estes estão a ter, poderá haver um compromisso oficial de adaptação do Windows 11 aos sistemas de consolas portáteis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários