A Microsoft revelou a estratégia e os novos serviços da empresa para gerir através da cloud os dispositivos equipados com as mais recentes versões do Windows 8, Windows RT e Windows Phone 8. A renovação da solução Intune continua a permitir a gestão de equipamentos iOS e Android.

A ferramenta de gestão através da cloud vai na sua quarta versão. A alternativa pode ser feita através da plataforma System Center 2012. Para já a nova versão do Windows Intune só está disponível para novos utilizadores mas em fevereiro deverá também ficar disponível para os subscritores antigos.

A quarta versão do Intune possibilita a instalação remota de aplicações em dispositivos Windows 8 e Windows RT. A ferramenta disponibiliza ainda uma aplicação ao estilo "Portal Colaborativo" que permite aos subscritores empresariais reunirem um pacote de apps que fica disponível para os clientes, eliminando a necessidade de processos de consulta sobre que tipo de software mais se adequa aos requisitos de cada um.

O Intune também está menos dependente do Microsoft Exchange ActiveSync, uma aposta que pode estar relacionada com a decisão da Google de deixar de suportar o protocolo em serviços como o Gmail e Google Calendar.

Toda a estratégia faz parte do Cloud OS que neste momento é o "motor" da Microsoft para serviços como o Windows Azure, o Windows Server, o System Center, o SQL Server e para o Visual Studio.

As novidades foram reveladas na terça-feira numa conferência vídeo de 30 minutos que a Microsoft organizou com alguns meios de comunicação e investidores.

Nota de redação: foram feitas alterações ao segundo parágrafo


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico