(Atualizada) Os traços gerais do novo Windows já eram conhecidos de quem se interessa pela área, mas a Microsoft mostrou hoje os detalhes do Windows 8, escolhendo para palco a cidade de Barcelona e o Mobile World Congress, o que diz muito da importância da estratégia mobile e da "fusão" esperada entre os computadores, tablets e telemóveis, que podem partilhar o interface e aplicações.

Steven Sinofsky, o presidente da divisão Windows e Windows Live, é o protagonista do anúncio, como já tinha sido em Setembro, com a primeira preview para a comunidade de desenvolvimento.

Hoje a empresa disponibiliza a versão beta para download, o Windows 8 Consumer Preview, e inaugura a Window Store, por enquanto vedada à comunidade de desenvolvimento portuguesa já que foram privilegiados alguns países, numa lista restrita onde Portugal não entra.

Quem tiver um PC com Windows 7 já pode experimentar a nova versão do Windows 8, e tirar dúvidas através de um Guia de utilização para empresas, onde se tornam mais claras algumas das opções neste sistema operativo que é uma completa reinvenção do Windows, como Steven Sinofsky já tinha avisado, e como é visível no vídeo de apresentação."Com o Windows 8 reinventámos a forma como as pessoas interagem com o PC e tornam as tarefas uma extensão natural dos equipamentos, quer usem um tablet, um laptop ou um all-in-one", garantiu Steven Sinofsky.

A Developer Preview teve mais de 3 milhões de downloads, confirmou hoje a Microsoft, mas esta nova versão de consumo deverá chegar a um grupo muito mais vasto de utilizadores, à semelhança do que aconteceu com as versões anteriores do sistema operativo da empresa que continua a liderar por uma margem folgada o mundo dos computadores pessoais.

Mas desde Setembro o Windows 8 já evoluiu significativamente, com mais de 100 mil alterações no código, como Steven Sinofsky mostrou na apresentação de hoje, melhorando o desempenho e a fiabilidade em todas as áreas e adicionando novas funcionalidades, entre as quais o acesso à loja de aplicações, a Windows Store, ainda em beta.

As aplicações já tiram partido do interface Metro e são uma mistura entre o desenvolvimento interno da Microsoft e de parceiros, mantendo-se por enquanto - e durante o período beta - gratuitas para todos os utilizadores.

A integração entre diferentes dispositivos está garantida nas aplicações, pelo menos é o que diz a Microsoft. Mas também há ligação à cloud a partir de computadores e telemóveis de forma transparente, sendo obrigatória a autenticação com o Windows Live. As definições podem ser partilhadas, assim como o espaço de armazenamento na cloud, e funcionalidades como email, calendário e contactos.

Como seria de esperar o Internet Explorer 10 faz também parte da preview, redesenhado para os equipamentos Windows 8 e a aceleração por hardware.

Abaixo deixamos algumas imagens do Windows 8 para quem não quiser arriscar desde já a instalação do sistema operativo. E, já agora, uma nota de aviso: não basta apenas ter Windows 7 para correr a nova beta. A Microsoft deixa bem claro que esta é uma preview e que convém que os utilizadores já tenham alguma "experiência" e conforto com as novas tecnologias.

Há ainda alguns requisitos de hardware, como os processadores com velocidade mínima de 1GHz e 1 GB de RAM para a versão de 32 bits ou 2 GB para 64 bits, 16 GB de espaço disponível em disco (ou 20 para quem optar pelos 64 bits), DirectX 9 com WDDM 1.0. Se quiser usar a funcionalidade de Snap terá de ter uma resolução de ecrã de 1366x768 ou mais e dependendo da capacidade do display os utilizadores podem ou não usufruir dos 5 pontos de toque suportados pelo Windows 8.

Veja agora as imagens do novo Windows 8.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador