Lançado em 2008, o serviço Live Mesh acabou por nunca conseguir grande popularidade, embora mantivesse um conjunto de fãs. Agora a Microsoft anuncia que vai encerrar o serviço de partilha de documentos na cloud e sincronização com o PC já em fevereiro de 2013.

O anúncio foi feito no blog do Skydrive, serviço que vai substituir o Live Mesh, embora não cubra todas as funcionalidades.

Embora na altura do lançamento do Live Mesh a Microsoft tenha divulgado o serviço com grandes planos de desenvolvimento, atualmente este contava com pouco mais de 25 mil utilizadores, eclipsado por outras alternativas de alojamento na nuvem, incluindo o próprio serviço Skydrive, cada vez mais integrado nas aplicações e sistemas da Microsoft.

O Live Mesh permite a sincronização de pastas entre dois ou mais computadores mas tem ainda espaço na "nuvem" para guardar ficheiros e partilhá-los com pessoas a quem não quer dar acesso a toda a pasta de documentos. Estava disponível para sistemas Windows e Mac, mas não para Linux.

As funcionalidades de desktop remoto eram uma das mais valias identificadas no Live Mesh, mas a Microsoft já avançou a possibilidade de integrar uma sincronização seletiva no SkyDrive, que ainda não está disponível de forma alargada.

Segundo dados da Microsoft, o SkyDrive já foi utilizado por mais de 200 milhões de pessoas, mas a empresa não revela o número de utilizadores ativos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.