A empresa Focus Enhancements revelou ontem um novo chip de vídeo para a consola de jogos vídeo Xbox da Microsoft, com o objectivo de diminuir os custos de produção da máquina. Denominado FS545, este dispositivo permite processar sinais vídeo para televisores.



Segundo a companhia, o chip é mais barato do que o que a Microsoft está actualmente a utilizar para converter o vídeo do processador de gráficos da consola num formato adequado aos aparelhos de televisão. Para além disso, destina-se a ser utilizado em conjunto com uma nova motherboard para a consola, em vez daquela que a gigante de software tem empregue. A nova placa terá um custo mais reduzido.



Os dois componentes anunciados inserem-se num esforço da Microsoft de forma a diminuir os custos de hardware para a Xbox. Este esforço teve início no ano mesmo passado, mesmo antes de a consola ter sido lançada no mercado. Alguns analistas financeiros estimaram que a empresa perde cerca de 150 dólares (153,12 euros) por cada máquina de jogos vendida. Normalmente, os fabricantes de consolas registam perdas sobre as máquinas nos primeiros anos de produção, esperando recuperar o dinheiro através de vendas em volume de jogos.


Notícias Relacionadas:

2002-08-13 - Xbox Live com início marcado para 15 de Novembro

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos