A Microsoft admite ter recorrido aos tribunais canadianos para tentar impedir a Lindows de se manter no mercado com um nome que considera facilmente confundivel com a marca registada do seu sistema operativo Windows, seguindo a mesma estratégia já utilizada num conjunto de países europeus e nos Estados Unidos.



A existência do processo foi confirmada por um porta-voz da empresa à PC World que explica a iniciativa como um gesto necessário face ao comportamento da empresa de software que insiste em continuar a operar com o polémico nome.



A batalha judicial com a Lindows teve início em 2001 nos Estados Unidos e prolonga-se até hoje. O mais recente episódio teve lugar já este mês e segue-se a dois pedidos da Microsoft para tentar impedir a utilização do nome Lindows, sucessivamente recusados.



Este último desenvolvimento teve lugar num tribunal distrital norte-americano cuja decisão aponta para a inclusão de uma nota ao processo, caso este seja posto à consideração de um júri. Segundo o juiz, se o caso for apreciado por um júri é indispensável fazê-lo considerar que antes da Microsoft começar a utilizar o nome Windows para designar o seu software este era um termo de uso genérico. A decisão foi encarada como uma vitória por parte da Lindows, alvo de recurso por parte da Microsoft.



Na Europa a empresa de Bill Gates fez já correr várias acções com os mesmos objectivos e com resultado favorável em países como a Suécia, Luxemburgo, Bélgica e Holanda. Nestes países, a Lindows decidiu contornar a questão alterando o nome comercial para Lind---s, anunciou a empresa esta semana (ver Notícias Relacionadas). A alteração de nome vai ao encontro da decisão do tribunal holandês que apontava como solução para diferenciar as duas marcas a alteração das três letras, entretanto substituídas por traços.



Notícias Relacionadas:

2004-02-18 - Lindows transforma-se em Lind---s para contornar decisão de tribunal

2003-12-12 - Tribunal sueco suspende comercialização de produtos Lindows a pedido da Microsoft

2002-05-17 - Juiz rejeita pedido da Microsoft para impedir utilização do nome Lindows.com