A Microsoft anunciou ontem o lançamento da primeira versão beta do Office 11, a próxima edição da sua suite de software. O lançamento desta edição surge numa altura em que a gigante de software enfrenta o maior nível de competição no mercado das aplicações de produtividade para escritórios desde há alguns anos.



A empresa continua a dominar o sector das aplicações de escritório, com o Office representando 90 por cento do mercado. Contudo, tem sofrido uma pressão cada vez maior de produtoras de software proprietário como a Corel - fabricante do WordPerfect - e a Sun Microsystems - responsável pelo StarOffice -, bem como por parte de projectos open source como o OpenOffice.org.



A adopção por parte da Microsoft de formatos de ficheiros mais abertos, como o XML, tal como outras novas funcionalidades principais presentes no Office 11 poderá tornar mais fácil para essas rivais concorrer com a empresa de Bill Gates.



Isto porque um dos factores que tem limitado a funcionalidade de produtos concorrentes como o StarOffice ter sido a dificuldade de suportarem os formatos proprietários de ficheiros da Microsoft. A resposta da Microsoft a este risco potencial é empregar os formatos de ficheiros para aumentar a integração e colaboração com outras aplicações e serviços da produtora de software.



O Office 11, por exemplo, irá incluir uma maior integração com o software de sites da Web SharePoint Team Services, permitindo que os utilizadores colaborem e comuniquem com membros da mesma equipa. O pacote de software irá também incluir uma nova funcionalidade denominada Smart Documents, que liga documentos a outros conteúdos e aplicações relevantes.



A companhia está também a desenvolver uma nova aplicação que poderá vir a fazer parte desta nova versão da sua suite de produtividade, identificada pelo nome de código XDocs, que irá incorporar capacidades de processamento de texto e de manipulação de gráficos e destina-se a funcionar como único ponto de input para dados que podem ser partilhados por várias aplicações.



Prevê-se que o Xdocs seja lançado juntamente com o Office 11, embora a Microsoft ainda não tenha decidido se irá fazer parte do pacote ou se irá ser comercializado como um produto isolado.



A gigante de software pretende por agora manter em segredo detalhes adicionais sobre a funcionalidade do Office 11. A primeira fase do processo de testes beta envolve apenas seis mil participantes internos e outros seis mil externos. Está ainda planeado o lançamento de uma segunda versão beta antes de o Office 11 ser oficialmente lançado, em meados de 2003.


Notícias Relacionadas:

2002-10-16 - Gateway selecciona WordPerfect da Corel para equipar PCs domésticos

2002-08-29 - HP e Dell instalam WordPerfect nos seus computadores em vez do Microsoft Works

2002-08-02 - Corel implementa novo modelo de licenciamento para atrair clientes da Microsoft

2001-09-19 - Microsoft lança em Novembro o Office v. X para Mac

2001-05-29 - Office XP lançado oficialmente em Portugal