Durante o seu discurso no Consumer Electronics Show 2002, a decorrer até ao final da semana em Las Vegas, o presidente e co-fundador da Microsoft Bill Gates deu a conhecer novos produtos que visam tornar a sala de estar e o lar doméstico em redes digitais multimédia, permitindo a integração conjunta do seu software, consola de jogos Xbox e serviços de Internet.



A primeira novidade revelada por Gates foi o Freestyle, que consiste num pacote de hardware e software destinado a PCs equipados com o Windows XP no sentido de tornar os computadores em autênticos centros digitais multimédia. O software integra um interface de utilizador fácil de navegar e irá permitir utilizar um controlo remoto semelhante ao de uma televisão no PC para ver vídeos e fotografias, bem como ouvir músicas.



Em paralelo, o Freestyle inclui outra funcionalidade que permite que os utilizadores pesquisem facilmente por programas televisivos através de um guia electrónico de programação pré-integrado. Esta característica oferece a hipótese de parar e gravar um programa em directo, no caso de o PC vir integrado com uma placa de recepção do sinal de televisão.



A Microsoft afirma que está a colaborar com vários fabricantes de computadores, de modo a criarem computadores que funcionem como centros multimédia, optimizados para as funcionalidades incluídas no Freestyle. Entre estes fabricantes, contam-se a HP, NEC e a Samsung. Não se sabe, porém, quando é que este pacote estará disponível.



O outro produto apresentado por Bill Gates foi o Mira, um dispositivo digital sem fios que funciona como um monitor "inteligente" que pode ser separado de um PC para se tornar num Web tablet sensível ao tacto. Desta forma, o utilizador poderá navegar na Web, enviar ou receber emails, ouvir música, editar e visualizar imagens digitais a partir de qualquer divisão da casa.



Segundo Gates, a Microsoft lançou recentemente a primeira versão beta do Mira e está a colaborar com empresas como a Intel, National Semiconductor, ViewSonic e Wyse Technology para produzir dispositivos inteligentes baseados neste conceito, estando previsto o seu lançamento para o segundo semestre de 2002.



As tecnologias que estão na base do Mira recorrem à nova plataforma Windows CE .NET, que também foi ontem apresentada pelo presidente da gigante de software. Este sistema operativo destina-se a equipar a próxima geração de pequenos dispositivos "inteligentes", como computadores de bolso, smart phones, set-top boxes e ecrãs. O software suporta as tecnologias sem fios mais recentes, como a Bluetooth e a 802.11, e integra o Internet Explorer 5.5 e as tecnologias Windows Media 8 e DirectX 8.



No seu discurso de ontem, Bill Gates aproveitou ainda para revelar que desde o dia 25 de Outubro, já foram vendidas mais de 17 milhões de cópias do Windows XP, tornando-o no sistema operativo da Microsoft mais vendido até hoje. Por seu lado, a consola de jogos Xbox da empresa, lançada nos Estados Unidos há cerca de seis semanas, já obteve vendas no valor de 1,5 milhões de unidades.


Notícias Relacionadas:

2001-11-26 - Nova divisão da Microsoft quer trazer tecnologia da mansão de Gates para o lar do cidadão comum

2001-11-15 - XBox à venda desde hoje nos Estados Unidos

2001-10-23 - Windows XP é a arma da Microsoft para conquistar o mercado de serviços para a Web

2001-10-19 - Microsoft e Samsung juntas no desenvolvimento de tecnologias domésticas

2001-08-27 - Samsung e Microsoft criam servidor de rede doméstica