A Microsoft lançou hoje oficialmente a versão 2002 do Pocket PC, o seu software para computadores de bolso e pequenos dispositivos electrónicos. Destinado a utilizadores profissionais e empresariais, o Pocket PC 2002 incorpora um novo interface, ao mesmo tempo que oferece mais opções de comunicação com outros utilizadores.



O fabricante ressalva o facto de terem sido estabelecidas parcerias no desenvolvimento desta nova versão do software e das soluções relacionadas. Lançado em Abril, o primeiro Pocket PC contava com 80 parceiros enquanto a versão 2002 tem um programa de parcerias que envolve 3800 empresas.



Os novos computadores de bolso equipadas com o Pocket PC 2002 serão fabricados por 22 parceiros de hardware, quando a Microsoft manifestou a sua intenção de continuar a fomentar o desenvolvimento de software por terceiros, mencionando a Handango, um produtor mundial de aplicações para PDAs que tem vindo a aumentar a sua área de soluções para o PocketPC a um ritmo de 90 por cento ao ano.


Em termos de sistema operativo propriamente dito, a empresa de Bill Gates diz ter melhorado as aplicações actuais, acrescentando opções de auto-configuração e facilitando a compatibilidade com dispositivos baseados no sistema operativo da Palm.



Foram também actualizadas algumas funcionalidades, como por exemplo, o novo Windows Media Player 8 - software leitor de áudio e vídeo - que suporta a recente tecnologia Windows Media Video e Audio 8. Esta aplicação inclui agora streaming de ficheiros e capacidades melhoradas de leitura electrónica através da nova edição do Microsoft Reader.



A pensar nos utilizadores empresariais, o Pocket PC 2002 integra uma nova aplicação denominada Terminal Services, que permite o acesso a informação confidencial através de uma rede virtual privada (VPN). Esta plataforma suporta redes locais sem fios através do padrão de telecomunicações 802.11b e tecnologia Bluetooth, bem como o sistema GSM.

O MSN Messenger é outra aplicação que vem juntamente com o Pocket PC 2002, permitindo comunicar facilmente com outros utilizadores e incluindo uma nova funcionalidade designada por My Test que oferece a possibilidade de pré-programação das respostas mais frequentemente utilizadas.



Em 2002, a PeopleSoft deverá lançar o Mobile Agent para Pocket PC 2002, uma aplicação que vai permitir aos profissionais "móveis" a utilização de soluções CRM.



A ZIOSoft, uma software house anunciou recentemente a disponibilização do popular jogo SimCity 2000 para os computadores de bolso Pocket PC, demonstrando segundo a Microsoft, as capacidades lúdicas e multimédia dos seus Pocket PC.



Notícias Relacionadas:

2001-09-30 - Compaq oferece upgrade para Pocket PC 2002

2001-09-06 - Microsoft revela Pocket PC 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.