A Microsoft anunciou que a partir de Novembro irá vender o Microsoft Windows Server 2003 e o Exchange Server 2003 juntos por 599 dólares. O preço já inclui uma licença para empresas com mais de cinco computadores e descontos adicionais para empresas com mais de 75 computadores.



Os dois produtos serão também incluídos no update da linha Microsoft Windows Small Business Server - disponível a partir da mesma data - que será vendida como edição Premium incluindo o SQL Server e um programa de firewall. Embora os preços do pacote representem um desconto significativo face aos praticados em versões anteriores daquela linha de produtos, os preços das licenças por utilizador serão significativamente mais elevados, passando de 66 para 99 dólares por máquina o que numa empresa com quarenta computadores, por exemplo, significará um acréscimo de custos de 1.600 dólares.



Os descontos no preço do pacote, a lançar no mês de Outubro, fazem parte de uma estratégia da empresa de Bill Gates em alargar quota junto das PMEs. Com este objectivo a empresa fez um investimento de 2 mil milhões de dólares no desenvolvimento de software adaptado às necessidades deste segmento do mercado.



Segundo a empresa este esforço de adequação dos produtos às necessidades das empresas com menor dimensão, justifica o aumento do custo das licenças que foi aliás necessário para conseguir descer o preço do pack, para perto dos 600 dólares, relata o C|net. Até porque, segundo dados já apurados pela empresa, dois terços dos pequenos negócios nos Estados Unidos têm mais de um computador mas, apenas um quinto utiliza servidor.



O gigante espera que a agressividade dos novos preços aliado à facilidade de utilização do software Microsoft, comparativamente ao software livre - como o Linux, seja um argumento de peso na decisão das PMEs que ainda não tiveram disponibilidade para fazer este tipo de investimento, explicou um responsável da empresa em conferência de imprensa, cita o jornal digital.



A nova linha do Microsoft Windows Small Business Server "revela preocupações com as PMEs sem disponibilidade para ter um técnico em permanência na empresa para solucionar potenciais problemas", garante a Microsoft. Seguindo a mesma lógica, o produto inclui o Microsoft SharePoint Services cujo o objectivo é ajudar as empresas a gerir a sua intranet e permitir um acesso remoto à informação.



A Microsoft Portugal confirma que o Windows Small Business Server 2003 também estará disponível no mercado nacional em Outubro, nas duas versões anunciadas para os Estados Unidos. Os preços para o mercado português não estão ainda disponíveis, explica a Microsoft.



Nota de redacção:[29-08-2003 15:26:00] O artigo foi alterado para incluir declarações da Microsoft Portugal



Notícias Relacionadas:

2003-08-20 - Código do Office System 2003 entregue para produção

2003-07-01 - Código de Microsoft Exchange Server 2003 enviado para produção

2003-04-24 - Windows Server 2003 da Microsoft lançado hoje com reforço da segurança