Com vista a obter o apoio de operadores de serviços de telecomunicações sem fios e de programadores de aplicações móveis, a Microsoft lançou ontem a versão beta da extensão móvel da sua arquitectura de software .NET, tendo também aproveitado para apresentar um novo programa de certificação e de comercialização de aplicações para as suas plataformas Pocket PC e Smartphone 2002.



A Microsoft .NET Compact Framework consiste na extensão mais aberta até à data da infra-estrutura .NET desenvolvida pela gigante de software, tirando partido dos serviços Web baseados na linguagem XML (eXtensible Markup Language) de forma a aplicar essa tecnologia em dispositivos móveis.



Desta forma, o ambiente de modelo de programação dos aparelhos sem fios baseados nas plataformas da Microsoft é pela primeira vez unificado com os ambientes para PCs e servidores, podendo resultar desta fusão uma explosão de aplicações móveis baseadas nesta tecnologia.



Essa tendência será impulsionada com o lançamento da versão beta das Smart Device Extensions (SDE) para o Visual Studio .NET, que integra em profundidade o desenvolvimento de aplicações sem fios com o ambiente comum de desenvolvimento da Microsoft.



Outros complementos à .NET Compact Framework consistem na versão 2.0 do Microsoft SQL Server 2000 Windows CE Edition e no Microsoft Mobile Internet Toolkit (MMIT). O SQL Server CE consiste numa base de dados compacta e relacional para desenvolver rapidamente aplicações que alargam as capacidade de administração de dados empresariais a novos dispositivos móveis. Quanto ao Microsoft Mobile Internet Toolkit, permite correr aplicações em qualquer tipo de dispositivo sem fios que venha com um browser instalado.



Também durante o dia de ontem foi lançada uma iniciativa de certificação da empresa de Bill Gates designada Mobile2Market, que permite que as produtoras independentes de software (ISVs) tornem as suas aplicações certificadas e adequadas aos princípios de segurança e de teste de redes da Microsoft. Desta forma, os ISVs podem exibir o logotipo "Designed for Windows Powered PC/Smarthphone". Por seu lado, as operadoras de telecomunicações sem fios podem alargar esse processo, caso o desejarem.


Notícias Relacionadas:

2002-02-21 - Compaq e HP adoptam Microsoft Mobile Information Server 2002

2002-02-08 - TMN disponibiliza acesso móvel a servidores de messaging empresariais
2001-06-19 - Correio Electrónico de trabalho no telemóvel

2000-10-17 - Telefónica Móviles e Microsoft estudam lançamento de novos produtos