No próximo dia 24 de junho está marcado a revelação do novo sistema operativo da Microsoft, que vai substituir do atual Windows 10. Ainda não tem nome oficial, mas aquele que pode ser o Windows 11 promete um "rejuvenescimento visual arrebatador" do sistema operativo, levando ao aumento das expetativas ao longo dos últimos meses.

A Microsoft até aproveitou para lançar um novo vídeo para ajudar a acalmar os ânimos de quem está entusiasmado e mal consegue esperar pela revelação de todas as novidades que a empresa tem planeadas.

Não há detalhes, ou datas de lançamento para o novo Windows, mas provavelmente não vai faltar muito, pois a Microsoft já revelou que a partir de outubro de 2025 deixa de suportar o atual sistema operativo. Faltam muitos anos, mas é certo que a transição de um sistema operativo é sempre lenta, não só ao nível pessoal dos utilizadores finais, como as empresas que têm o Windows 10 como base das suas operações.

De qual forma, na página de suporte do Windows 10 já tem defina a data de “enterro” do Windows 10, aplicando-se às versões Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations. Até ao dia 14 de outubro de 2025, a Microsoft conta com pelo menos atualizações semianuais. Contas feitas, o Windows cumpre assim o seu ciclo de vida de quase 10 anos, à semelhança dos anteriores sistemas operativos da gigante tecnológica.

Entre os rumores, espera-se que a Microsoft relance a sua Windows Store na nova versão. Também se espera novidades relativas às versões para ecrãs dobráveis e display duplo, visto que recentemente foi cancelado o Windows 10X, na promessa que as respetivas funcionalidades migravam para o novo SO.

A apresentação da Microsoft será transmitida ao vivo no dia 24, a partir das 16h (hora de lisboa) e poderá acompanhar as novidades no website da gigante tecnológica.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.