Enquanto o novo Windows 8 não chega às lojas, a Microsoft vai revelando novas razões para apostar no sistema operativo, deixando para trás a performance do Windows 7.

No blog Building Windows 8 - da autoria da equipa de engenheiros envolvidos no desenvolvimento deste sistema operativo - a Microsoft explica a importância do processamento gráfico no novo Windows, bem como das novas ferramentas de aceleração por hardware que o Windows 8 inclui.


O post começa por explicar como o Windows 8 se baseia no "sucesso" da utilização dos gráficos DirectX no Windows 7, referindo que foram adicionadas novas capacidades de visualização durante a interação do utilizador, não só com o próprio Windows, mas também com as Apps específicas desenvolvidas.


De acordo com o post, as novidades introduzidas pelo Windows 8 a nível gráfico centram-se sobretudo em quatro áreas:


  • Otimização da utilização do DirectX no IE 9, pegando nos exemplos da sua utilização com o Windows Live Mail e Messenger para aplicar no desenvolvimento de novas Apps;

  • Aceleração do processo de "rendering" do texto em páginas Web, mensagens instantâneas e programas de email;

  • Melhorias no "rendering geométrico" 2D, usado para a criação de tabelas, gráficos, quadros, diagramas eem outrotipo de interfaces de utilizador. Neste caso, as alterações espreitam quer autilização mais fluída e compatível de apps online, quer no próprio desktop do PC;

  • "Grande quantidade" de melhorias na "renderização" de imagens vídeo e fotos nos formatos JPEG, GIF e PNG, de modo a aproveitar a arquitetura dos CPUs para descodificar mais rapidamente as fotos, bem como melhorar a gestão do DirectX na reprodução de vídeos online.




Um gráfico comparativo mostra a diferença de desempenho entre os dois sistemas operativos.

[caption]gráfico[/caption]

Veja ainda o vídeo preparado pela equipa do Windows.

Para conhecer em pormenor as justificações da Microsoft poderá ler o post oficial no blogue Building Windows 8.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico