O fim do suporte ao Windows 10 há muito que está previsto pela Microsoft para 14 de outubro de 2025. A data foi comunicada ainda em 2021 e tem vindo a ser lembrada pela gigante do software norte-americana, para permitir aos utilizadores prepararem-se, sobretudo aos utilizadores empresariais, que precisam de tempo para planear este tipo de alterações.

Agora foi disponibilizada uma nova informação, para clarificar que a atual versão do sistema operativo (22H2) foi na verdade a última grande atualização ao SO. A partir daqui, quem usa o sistema continuará a contar com suporte da Microsoft e com acesso a atualizações, mas apenas para corrigir problemas de segurança ou introduzir pequenas melhorias ao mesmo nível. O Windows 10 não terá mais atualizações para introduzir novas funcionalidades.

“A versão atual, 22H2, é a versão final do Windows 10. Todas as edições continuarão a ter suporte, através de lançamentos mensais de atualizações de segurança até essa data [14 de outubro de 2025]".

A informação é detalhada numa publicação num blog da empresa, juntamente com um apelo à migração para o Windows 11, a versão mais recente do sistema operativo, lançada há cerca de um ano e meio.

Recorde-se que o Windows 10 foi lançado em 2015. No início deste ano, em janeiro, a Microsoft deixou de vender licenças do sistema operativo. Dados apurados pela Statcounter dois meses depois, em março, revelavam que a penúltima versão do sistema operativo da Microsoft ainda era dominante, com uma quota de mercado superior a 73%. O Windows 11, segundo as mesmas contas, estava em pouco mais de um quinto dos computadores, com Windows (20,94%)